Apresentação da Proposta do Orçamento do Estado 2025 - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 04-10-2024 12:57
O foco central do Orçamento do Estado 2025, com um valor aproximado de 98 milhões de contos, é promover o investimento, o emprego e a inclusão, visando impulsionar o crescimento económico, aumentar a resiliência a choques, incluindo os impactos das alterações climáticas, e alcançar uma prosperidade partilhada.
O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial apresentou, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, o conteúdo e as medidas mais fundamentais deste orçamento, que representa um crescimento de cerca de 14% em relação ao de 2024.
Com este Orçamento, a economia deverá crescer 5,3%, o desemprego deverá reduzir-se a um dígito, a inflação deverá atingir 1,5%, o défice deverá reduzir-se para 1,8% do PIB e o rácio dívida pública/PIB para 105,2%.
A criação de emprego qualificado e bem remunerado para os jovens e para as mulheres em todas as ilhas de Cabo Verde é o principal objetivo deste Orçamento. Pretende-se, através do emprego e do rendimento, abraçar a estratégia de promoção da inclusão social, afirmou Olavo Correia.
“Para que isso aconteça, precisamos investir muito, principalmente do lado do setor público, que é fundamental para facilitar o investimento privado. Além disso, é necessário criar condições para que o setor privado, incluindo o nacional, a nossa diáspora e investidores estrangeiros, possam investir em Cabo Verde. Assim, através do investimento, conseguiremos criar emprego qualificado e bem remunerado para os nossos jovens e, por meio do emprego e do rendimento, alcançar a inclusão social”, referiu o Governante.
O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças ressaltou ainda que o Governo tem trabalhado na alocação de recursos com base nas prioridades, focando em Conectividade, Transição Digital, Ação Climática, Educação, Capital Humano e Saúde, tanto do ponto de vista das infraestruturas quanto do funcionamento, criando condições para prestar um melhor serviço público aos cidadãos.
Globalmente, realçou que o OE2025 permitirá enfrentar desafios e impulsionar mudanças essenciais para acelerar o desenvolvimento de Cabo Verde e em suma: Conectar as ilhas e Cabo Verde ao mundo; Desenvolver o capital humano e apostar nos jovens e mulheres; Infraestruturar para valorizar o território e aproximar pessoas e mercados; Reformar para maior eficiência, mais oportunidades e acelerar o crescimento económico; Empoderar os cidadãos e as empresas; Diversificar a economia, preservar o ambiente e realizar a ação climática; Incluir para não deixar ninguém para trás; e Desenvolver as ilhas, construir e partilhar prosperidade.