Evolução recente do Comércio Externo de Bens - Asset Display Page - Ministério das Finanças

Navegação de acessibilidade

Evolução recente do Comércio Externo de Bens - Asset Display Page

Evolução recente do Comércio Externo de Bens

Informações,Economia Publicado em: 11-06-2022 9:25

           

Os dados provisórios do comércio externo apurados pela Direção Geral das Alfândegas (DGA), indicam que, no mês de abril de 2022, o deficit da balança comercial aumentou 50,7% e a taxa de cobertura decresceu 3,5 pontos percentuais.

As exportações totais de bens, em valor, diminuíram 6,6% (menos 34 milhões de escudos), face ao mês homólogo, provocado pela diminuição de exportação de produtos do mar (-15,3%), não obstante ao aumento na categoria dos produtos transformados (+81,6%).

Relativamente aos principais mercados externos, a Espanha continua a liderar o ranking dos principais clientes de Cabo Verde na zona económica europeia, representando (43,5%) no período, seguido de Portugal (26,1%), e Itália (20,4%).

Quanto as importações totais de bens, em valor, registaram-se um aumento de 45,0%, face ao mesmo mês do ano anterior. De realçar que o continente europeu continua a ser o principal fornecedor do país, com um peso de 60,5%.

Refente ao nível das categorias de produtos, nota-se ainda que o peso dos bens de consumo aumentou 10,0 pontos percentuais (42,2% para 52,2%), continuando a ser a principal categoria económica de bens importados por Cabo Verde, seguem-se os Bens Intermédios (28,3%), os Combustíveis (13,0%) e Bens de Capital com (6,5%).