Navegação de acessibilidade

Governo quer transformar Cabo Verde num país de oportunidades, criando empregos dignos para os jovens - Asset Display Page

Governo quer transformar Cabo Verde num país de oportunidades, criando empregos dignos para os jovens

Informações,Economia Publicado em: 21-11-2023 10:29

“O Governo tem como grande compromisso de transformar Cabo Verde em um país de oportunidades, criando empregos dignos para a nossa juventude”. Assim garantiu o Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, durante a apresentação e discussão, na especialidade, da proposta do Orçamento do Estado para o Ano Económico de 2024, na Comissão Especializada de Finanças e Orçamento (2ª Comissão – CEFO).

Continuando com a sua defesa, o Ministro das Finanças disse que, visando criar mais oportunidades e empregos para os jovens, o Governo tem vindo a implementar políticas ativas de emprego por meio do ecossistema de emprego e formação profissional, beneficiando milhares de jovens cabo-verdianos.

Mas, este quer ir ainda mais longe nesta matéria, pelo que, no Orçamento do Estado para 2024, vai continuar a dar especial atenção às políticas ativas de emprego.

“Estamos trabalhando para criar um ambiente legal favorável à contratação de jovens que possuam certificação para funções específicas. Buscamos a ampliação da carteira profissional em todas as áreas da atividade económica. Isso permitirá a valorização das profissões, a autovalorização dos jovens e um nível de rendimento adequado às exigências de cada função. Além disso, haverá mudanças no nível de serviço, na estrutura salarial e também na responsabilidade dos jovens em relação à gestão de suas carreiras profissionais”, assegurou o Ministro Olavo Correia.

Ainda, disse que o Governo tem investido cerca de 60 mil contos por ano no programa de estágios e formação profissional, para a promoção do emprego e da empregabilidade em Cabo Verde. Garante que os investimentos vão continuar nestas áreas, pois os resultados têm sido evidentes, mostrando que essa política tem sido eficaz.

“A maximização do emprego é um objetivo prioritário do Governo, pois o emprego é tanto uma condição quanto um resultado do crescimento económico. É o objetivo final de qualquer política económica. Estamos empenhados em criar as condições necessárias para impulsionar a economia, atrair investimentos e promover o desenvolvimento sustentável, a fim de gerar mais oportunidades de emprego para os nossos jovens e para as nossas mulheres”, disse o Vice Primeiro-Ministro.

Salientou ainda que, através de um ambiente favorável aos negócios, investimentos em infraestrutura, educação e capacitação profissional, “temos vindo a contruir um ecossistema que seja propício para a criação de empregos de qualidade, que contribuam para o crescimento do país e ofereçam oportunidades e realização para os jovens de Cabo Verde”.