Grupo de Apoio Orçamental inicia mais uma missão de avaliação a Cabo Verde - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 05-11-2024 12:15
A segunda missão de avaliação do Grupo de Apoio Orçamental (GAO) a Cabo Verde iniciou nesta segunda-feira, 4 de novembro, na cidade da Praia, visando avaliar e fortalecer a implementação de projetos de desenvolvimento no arquipélago.
A abertura oficial desta missão foi co-presidida pelo Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, e pelo Representante do Banco Africano de Desenvolvimento em Cabo Verde, Felisberto Mateus.
Durante o corrente ano económico, o GAO é liderado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e é constituído pelos seguintes parceiros: Luxemburgo, União Europeia, Espanha, Portugal e Banco Mundial.
Esta missão pretende analisar a evolução da conjuntura macroeconómica, fiscal, financeira e da dívida, assim como os progressos alcançados na implementação das políticas e os avanços nas reformas dos setores que contribuem para a Proteção Social e Redução da Pobreza, a Energia, a Economia Azul, a Saúde, o Emprego e Empregabilidade, a Segurança, a Defesa, a Justiça, a Administração Interna, a Ação Climática, a Conectividade, a Administração Pública e a Governação Eletrónica.
Durante a sua intervenção, o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças destacou a importância deste encontro para a avaliação do ano que está a terminar, mas também para a projeção do próximo ano de 2025, que, segundo o mesmo, será um ano crítico nas prioridades do país para a implementação do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável.
Na linha do que foi discutido no encontro, o governante destacou os ganhos alcançados pelo país, bem como os desafios que ainda precisam ser ultrapassados, tendo feito referência para três pilares fundamentais para o Governo.
“O primeiro pilar tem a ver com a estabilidade, a previsibilidade e a confiança, sobretudo do lado macroeconómico. O segundo pilar tem a ver com as reformas para melhorar a performance ao nível da governação, ao nível do controlo da despesa e da receita, mas sobretudo também o terceiro pilar fundamental nesta área que tem a ver com a reforma dos setores críticos que são fundamentais para o país aumentar o seu potencial de crescimento económico”, afirmou Olavo Correia.
"Na sequência, o Vice-Primeiro-Ministro apresentou as cinco áreas que considera fundamentais. O primeiro pilar relaciona-se com a Conectividade e Mobilidade; o segundo, com a Transição Digital; o terceiro, com a Ação Climática; o quarto, com a Diversificação da Economia; e o quinto pilar é o Capital Humano, para além da boa governação, que considera ser transversal a todas estas áreas.
O governante acrescentou que o objetivo é trabalhar também com os parceiros de Cabo Verde para assegurar a implementação dessas reformas.