Toda política e intervenção do atual Governo de Cabo Verde estão viradas para a Juventude, visando prepará-la para aproveitar as oportunidades - Asset Display Page
Informações,Governo Publicado em: 14-02-2020 9:44
No âmbito da sua política para a promoção do emprego e da empregabilidade, o Governo de Cabo Verde definiu como meta, até o final do ano de 2020, formar 8.108 jovens, sendo: 6.160 pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), através dos 11 centros de emprego e de formação profissional no país; 948 pela Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV); e 1000 pelo Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).
De se notar que, todas as ilhas de Cabo Verde estão contempladas neste plano de formação profissional para os jovens durante o ano de 2020, conforme se pode verificar no quadro.
Por outro lado, o Governo preconiza beneficiar 5.184 jovens com estágios profissionais, ao nível nacional, através dos quatro programas de estágios existentes no país. A saber: o Programa de Estágio Profissional Empresarial (PEPE), o maior programa e a estimativa é de abranger 4.650 jovens; o Programa de Estágio Profissional para a Inclusão Social (PEPIS) com 67 jovens; o Programa de Estágio Profissional para as Tecnologias de Informação e Comunicação (PEPIT) com 192 jovens; e o Programa de Estágio Profissional na Administração Pública (PEPAP) com 275 jovens.
Importa referir que esses números, seguramente, deverão aumentar levando em consideração a abertura, para breve, dos Centros de Emprego e Formação Profissional da Boavista, de São Nicolau e de Tarrafal de Santiago.