Vice Primeiro-Ministro preside encontro com Jovens e Mulheres Empreendedores, sob o lema “O Futuro Constrói-se” - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 20-10-2023 12:12
O Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, em parceria com as instituições do Ecossistema de Financiamento, realizou, no último dia 19 de outubro, um importante encontro com Jovens e Mulheres Empreendedores, sob o lema “O Futuro Constrói-se”.
O encontro teve como objetivo, fazer a apresentação dos principais resultados obtidos com as intervenções das instituições que compõem o ecossistema de financiamento para a promoção do empresariado jovem e das mulheres, em particular; dar a oportunidade às organizações empresariais de apresentarem, na primeira pessoa, o que entendem serem os principais constrangimentos, bem como as propostas de soluções que entendem como mais adequadas.
O Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, que presidiu ao encontro, considerou a iniciativa como um importante espaço de escuta ativa, onde “pudemos ouvir os nossos jovens, as suas expectativas, recolher suas opiniões e subsídios por forma a que possamos, enquanto Governo, aprimorar o Ecossistema de Financiamento, por forma a melhor atender às necessidades dos empreendedores”.
Com base nesse diagnóstico conjunto, o Governo pretende montar um sistema que permita que jovens talentosos, empreendedores, responsáveis e dispostos a correr riscos tenham acesso a instrumentos e ferramentas de financiamento, capacitação e conhecimento, conforme disse o Governante, anunciado que, “com o apoio do Banco Africano de Desenvolvimento, da Sociedade Financeira Internacional (IFC) e do Luxemburgo”, o Governo está a procurar montar esse novo sistema.
“Um sistema que possa aumentar em grande escala o número de jovens beneficiados com financiamento e capacitação, além de agilizar as respostas para que os impactos na geração de empregos sejam ainda maiores”, explicou.
Por outro lado, Olavo Correia defendeu que os desafios de criação de empregos para os jovens devem ser enfrentados tanto pelo setor privado empresarial, incluindo empresas formais de médio e grande porte, como pela promoção do empreendedorismo. “O objetivo principal é oferecer aos nossos jovens empregos qualificados e bem remunerados, que são de grande importância para o bem-estar público”.
Deste modo, reconheceu que o encontro serviu como um meio para ouvir os jovens para que, juntos, “possamos construir esse novo modelo de financiamento”.