Navegação de acessibilidade

Mensagem do Diretor Geral das Alfândegas - Dia Internacional das Alfândegas. - Asset Display Page - Direção Nacional das Receitas de Estado

Mensagem do Diretor Geral das Alfândegas - Dia Internacional das Alfândegas.

Publicado em: 26-01-2021 23:01

26 de janeiro, Dia Mundial das Alfândegas

Mensagem do Diretor Geral das Alfândegas

Dr. João Vitorino Gomes Correia

A pandemia COVID 19 promoveu alterações profundas no sistema logístico transfronteiriço em todas as partes do globo, causando entraves significativos no fluxo de abastecimento de bens de toda a espécie. Tais constrangimentos, promoveram alterações de vária ordem, com impacto negativo na economia do país e as consequências negativas daí advenientes.

Mesmo com a permanência da crise ora provocada, a nível global, é esperada uma retoma e relançamento da atividade económica no ano que inicia. Concomitantemente, esta retoma, promoverá um aumento no fluxo de circulação de mercadorias em todas as fronteiras do mundo e consequentemente nas cabo-verdianas.

Em consequência, o confinamento social imposto, as restrições em termos de circulação de pessoas, bens e serviços, limitaram de forma significativa as cadeias globais do comércio, causando uma redução considerável do movimento nos nossos portos e aeroportos.

Em matéria aduaneira, a adaptação a um novo contexto imposto por esta terrível pandemia, proporcionou algumas mudanças em termos de procedimentos e não só.

Entretanto, com o retoma da atividade económica prevista, a administração aduaneira está forçada a adaptar os seus processos a novos parâmetros do comércio internacional, promovendo renovações em vários aspetos, de forma a cooperar para existência de uma circulação fluída e saudável de mercadorias nos portos cabo-verdianos, contribuindo para que os nossos operadores económicos possam superar a crise e adaptar os seus modelos de negócio para sua própria sobrevivência no mercado face ao contexto em que vivemos.

Todavia, a capacidade de resiliência dos vários atores que interferem na cadeia logística global será de extrema importância e as Alfândegas de Cabo Verde devem estar disponíveis para dar o seu contributo de forma abnegada, sobrepondo às circunstâncias adversas atualmente existentes.

Assim, a dedicação e entrega sem reservas de todos os colaboradores que trabalham nas estruturas aduaneiras, é de extrema importância.

Sabemos que o ano de 2020, ficou marcada por profundas dificuldades com notação de choques e diversos constrangimentos nos serviços aduaneiros, mas estamos cientes que com a nossa entrega e dedicação de sempre estaremos aptos para enfrentar esses e outros constrangimentos que se nos apresentarem.

Deste modo, teremos uma Alfândega ao serviço de uma cadeia logística sustentável como a organização Mundial das Alfândegas (OMA) prevê e aconselha para o período em que vivemos.

Com tal pandemia e com as restrições impostas, neste ano, a comemoração do Dia Internacional das Alfândegas que hoje é oficialmente celebrado em toda a parte do mundo, não permite a realização de determinadas atividades alusivas a esta data. Portanto, neste ano, esta data deverá ser de reflexão sobre alguns aspetos que tivemos que enfrentar e deste modo, programarmos um processo de luta permanente para melhorarmos cada vez mais o nosso papel de destaque na cadeia de suprimentos internacional, proporcionando para que haja um futuro sustentável, seguro e inclusivo para todos.

O nosso reconhecimento e gratidão a todos os trabalhadores que embora em circunstâncias de risco permanente de contaminação, sempre deram cara a luta.

Vários colaboradores foram infetados pelo COVID 19, mas mesmo assim estiveram e continuaram sempre disponíveis, pelo que a esses em particular dedicamos o nosso profundíssimo reconhecimento pela entrega demonstrada.

Sabemos que para ultrapassarmos todas as dificuldades que tivemos que enfrentar no ano findo, contamos com a colaboração de várias entidades, pelo que a elas apresentamos também o nosso reconhecimento e gratidão.

A todos os membros da comunidade aduaneira e entidades que connosco colaboraram e vêm colaborando, os nossos sinceros votos para que os próximos anos continuam a ser de união, diálogo e de consenso para melhor performance dos nossos serviços.

Direção Geral das Alfândegas, aos 26 de janeiro de 2021.