Navegação de acessibilidade

África Subsariana: Cabo Verde continua a liderar ranking de Cluster de Governança Pública - Asset Display Page

África Subsariana: Cabo Verde continua a liderar ranking de Cluster de Governança Pública

Informações,Governo Publicado em: 14-08-2020 19:07

O relatório de Avaliação Política e Institucional (CPIA) 2019 em África, divulgado pelo Banco Mundial, aponta que Cabo Verde mantém a sua liderança no tocante à classificação para no ranking de Cluster de Governança Pública.
Nessa categoria, as pontuações dos países variaram de 1,4 a 4,0, com a maioria (21) recebendo uma pontuação de 3,0 ou menos. Conforme se lê no documento, Cabo Verde manteve no topo do ranking com uma classificação geral de 4,0, seguido por Ruanda, com 3,8, e Gana em 3,6.
Imediatamente após os países com as melhores classificações, encontram-se a Costa do Marfim e o Senegal, ambos com uma pontuação de governança geral de 3,5, e Benin, Etiópia e Quênia, cada um com uma pontuação geral pontuação de 3,4. A Côte d'Ivoire conseguiu um aumento de 0,2 pontos em sua pontuação geral para 3,5, e Benin registou um aumento de 0,1 ponto para 3,4, enquanto a Etiópia viu a sua pontuação cair de 3,5 para 3,4 em 2018.

A diferença que se regista na pontuação entre os países desse grupo, deve-se particularmente pelas componentes “transparência e responsabilidade”, destacados pelo Relatório como “importante área de fraqueza para a região”.
De se destacar que, o bom desempenho de Cabo Verde, na categoria de Cluster de Governança deve-se às reformas estruturantes implementadas pelo atual Governo no setor, alicerçadas na política da transparência e boa gestão da coisa pública.

A Avaliação Institucional e Política do País (CPIA) para a África é uma ferramenta de diagnóstico anual do Banco Mundial para os países da África Subsaariana elegíveis para o financiamento da Associação de Desenvolvimento Internacional (IDA). O relatório mede a qualidade das políticas e estruturas institucionais dos países, e a sua capacidade de apoiar o crescimento sustentável e a redução da pobreza.
O relatório fornece pontuações para 16 critérios para cada país e uma pontuação regional geral numa escala de 1 (mais baixa) a 6 (mais alta), em quatro áreas: gestão econômica, políticas estruturais, inclusão social e políticas de equidade e gestão do setor público e instituições. A pontuação informa os governos sobre o impacto dos esforços do país para apoiar o crescimento favorável e a redução da pobreza. Também ajuda a determinar o tamanho dos empréstimos concessionais e doações do Banco Mundial para os países de baixa renda da África Subsaariana.

No ano de 2019, de acordo com o relatório, a pontuação geral da CPIA para os 39 países da AID foi de 3,1, que permanece a mesma desde 2016. Ruanda permaneceu no topo da classificação com uma pontuação geral de 4,0, que também é a mesma desde 2016, enfatizando a necessidade de países da AID implementarem reformas económicas e institucionais de forma consistente.

Os países com maior pontuação também permaneceram os mesmos, incluindo Cabo Verde, com uma pontuação geral de 3,8, seguido pelo Quênia, Senegal e Uganda com uma pontuação geral de 3,7. Benim e Gana viram as suas pontuações gerais aumentarem de 3,5 para 3,6. Esses países de alto escalão na escala CPIA também têm eco