Navegação de acessibilidade

“É necessário e urgente que aumentemos a quota de vacinação” – Olavo Correia - Asset Display Page

“É necessário e urgente que aumentemos a quota de vacinação” – Olavo Correia

Informações,Saúde Publicado em: 06-09-2021 13:09

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, esteve este final de semana em Santa Catarina de Santiago (Assomada) para se inteirar do processo de vacinação, com o objetivo de apoiar no ajustamento da estratégia e abordagens. Defendeu que “é necessário e urgente que aumentemos a quota de vacinação”. Ficou acordado a elevação da cifra para 70% até finais de setembro, em Assomada.

De enfatizar que Santa Catarina de Santiago tem atualmente cerca de 44% da população elegível vacinada (com pelo menos a primeira dose) contra a Covid-19 – dados desta sexta-feira, 3 de setembro.

Este Município com cerca de 50 mil habitantes, tem como elegíveis à vacinação, aproximadamente 31 mil pessoas. Só estavam vacinadas (até sexta-feira passada) cerca de 13 mil. “É pouco e efetivamente temos que melhorar” realça o Vice Primeiro-Ministro.

“Somos obrigados a conseguir. Temos que ser capazes de melhorar esta cifra para margens mais próximas daquilo que é o desejado e recomendado” reforça o governante.

Olavo Correia lembrou que se alcançou já uma média nacional de cerca de 70% (pelo menos com a primeira dose) e enfatiza que o país deve continuar focado “na melhoria desta questão que é de saúde pública”. E lembrou que o Governo elevou esta meta para 85% da população nacional elegível (pelo menos com a primeira dose, até final de outubro).

Sublinhou que os dados são demasiadamente sérios: o país já registou cerca de 35 mil casos positivos e foram registados mais de 300 óbitos, em consequência desta pandemia. “O cenário económico e social nos obriga a todos a encarar esta situação de crise com muita responsabilidade” disse em reforço.

O Vice Primeiro-Ministro lembrou ainda que Santa Catarina de Santiago é o segundo maior Município da ilha de Santiago e o terceiro do país, pelo que a melhoria desta percentagem é crucial para o todo nacional.

O Governante aproveitou para agradecer, em nome do Executivo, a todos que têm dado o seu contributo nesta luta, tanto em Assomada, como no conjunto nacional. E reforçou o pedido em prol da continuação do nível de empenho e compromisso, rumo à imunidade de grupo. Isto, lembrando que “a vacina é a nossa melhor opção”.

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, reuniu-se com a presidente da Câmara Municipal e staff da autarquia, a Delegacia de Saúde, a Polícia Nacional e os demais parceiros local, com o objetivo de se ajustar a estratégia e abordagens, de modo a elevar a quota de população vacina em Assomada.