Navegação de acessibilidade

“Estado arrecada cerca de 22% do PIB em impostos, mas essa cifra precisa ser aumentada” - Ministro das Finanças - Asset Display Page

“Estado arrecada cerca de 22% do PIB em impostos, mas essa cifra precisa ser aumentada” - Ministro das Finanças

Informações,Governo Publicado em: 04-06-2019 16:26

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, visitou esta segunda-feira, 3 de junho, na cidade da Praia, alguns serviços da Orgânica do Ministério das Finanças- a Direção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) e a Direção Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) para os quais reforçou a importância das estruturas para o funcionamento do Estado de Cabo Verde. São “40 milhões de contos em impostos, o que representa cerca de 22% do nosso PIB”, disse, sem deixar de enfatizar que o país precisa arrecadar mais para financiar o seu processo de desenvolvimento “com recursos endógenos”.

“Há evidentemente margem para melhorar, com o suporte das tecnologias que nos vão permitir desmaterializar, simplificar e agilizar os processos, aumentando, assim, o controlo, a segurança e a justiça fiscais” sublinhou o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, ao enaltecer o “importante trabalho desempenhado por esta grande equipa das Finanças”. São “instituições-chave deste país e que merecem todo o nosso respeito e colaboração”, reforçou.

O número dois deste Executivo aproveitou a deslocação para relembrar as ambições deste Governo para com o processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

“Facto é que, o nível de endividamento público que atingimos, já não nos permite financiar o desenvolvimento do nosso país por esta via. Tem que ser através dos recursos endógenos. Ou seja, arrecadação dos impostos de forma justa. Não aumentando os valores, mas sim, aumentando o número de pessoas/entidades a contribuir” sublinhou para lembrar que “temos que contribuir todos, para que o desenvolvimento possa tocar a todos”.

Olavo Correia, que aproveitou para trocar breves palavras com os colaboradores, defendeu que “temos, enquanto Nação, um importante desafio coletivo: o do desenvolvimento do nosso país. Só o conseguiremos fazer com o compromisso de todos”. Concluiu, sem deixar de agradecer a colaboração e o empenho das equipas em prol da causa Cabo Verde.