“Medidas tomadas pelas autoridades (cabo-verdianas) desde o início do COVID-19 foram adequadamente planejadas e bem direcionadas” – FMI - Asset Display Page
Publicado em: 27-10-2020 16:11
O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de concluir a segunda avaliação ao abrigo do Instrumento de Coordenação de Políticas (PCI - sigla inglesa - Policy Coordination Instrument) para Cabo Verde.
Na comunicação oficial do FMI, lê-se, entre outros, os seguintes: “As medidas tomadas pelas autoridades desde o início do COVID-19 foram adequadamente planejadas e bem direcionadas. Visavam a melhoria do sistema de saúde, conter a disseminação da doença na comunidade, proteger os mais vulneráveis, dar liquidez ao sistema bancário, facilitar o acesso ao crédito e facilitar o pagamento de obrigações tributárias”.
Lê-se ainda no documento que “a implementação de políticas e reformas durante este período difícil tem apoiado a estabilidade macroeconômica. Portanto, o desempenho sob o PCI permaneceu positivo. Todas as metas quantitativas no final de março de 2020 foram cumpridas, exceto a meta sobre a receita tributária, que foi perdida por pouco devido ao impacto econômico do COVID-19; e todas as metas de reforma foram cumpridas no final de junho, exceto para a simplificação das isenções fiscais que foi parcialmente cumprida”.
O documento enfatizou ainda que “as autoridades reafirmaram o compromisso com os objetivos de médio prazo do PCI, que expira em janeiro de 2021. Consequentemente, eles concordaram com a equipe que as políticas e reformas pós-pandemia devem se concentrar no apoio à recuperação econômica, aumentando a mobilização de receitas, contendo gastos não prioritários bem como riscos fiscais, especialmente de empresas estatais, e continuar a depender de empréstimos concessionais”.
Leia aqui, na integra o comunicado: https://www.imf.org/en/News/Articles/2020/10/26/pr20321-cabo-verde-imf-executive-board-completes-2nd-review-under-policy-coordination-instrument?cid=em-COM-123-42197