“Quem define o futuro dos municípios são os jovens” – Pedro Lopes - Asset Display Page
Informações,Parceria Publicado em: 07-03-2022 18:01
O Secretário do Estado para Economia Digital, Pedro Lopes, defendeu hoje que “quem define o futuro dos municípios são os jovens”, reforçando o compromisso do Governo em tudo fazer para continuar a capacitar e levar oportunidades à juventude, em todo canto de Cabo Verde.
Pedro Lopes fez essa consideração durante o ato de abertura oficial a 1ª Edição da EmpRGS - Empreender para Alavancar a Economia Local, esta manhã na Cidade Velha, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal local e que visa promover o empreendedorismo jovem e impulsionar a criação de emprego digno e o crescimento económico (ODS 8).
Esta semana de empreendedorismo enquadra-se no âmbito do Programa Banco Social da edilidade, financiado pelo Gão-Ducado do Luxemburgo, através do Fundo de Descentralização, com o apoio técnico e gestão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em estreita articulação com o Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças.
O Secretário do Estado saudou essa iniciativa da edilidade local que, conforme considerou, vai ajudar a empoderar os jovens do município, capacitando-os para o processo de desenvolvimento local, de forma sustentável.
“Não existirão municípios com força se os jovens não tiverem força também. Temos de continuar a empoderar a nossa juventude”, considerou Pedro Lopes, defendendo que “não conseguiremos ter um país desenvolvido, com municípios que ficam para trás”.
Por isso, “é preciso apostar” nas pessoas, nos jovens, capacitá-los, dotá-los de ferramentas para que, em suas localidades, possam fazer a diferença.
Por outro lado, referiu que é também dever do empreendedor criar valor, gerar riqueza para si e para a sua comunidade. Por isso, deixou uma palavra de encorajamento aos 50 jovens formandos da Ribeira Grande de Santiago que participaram nesta primeira edição do EmpRGS.
“Aqui em Ribeira Grande de Santiago, devem ser as pessoas daqui a fazer o desenvolvimento do seu município, com contributo de todos, mas a liderança tem de ser das gentes desta localidade. Estou certo que os jovens da Ribeira Grande de Santiago saberão aproveitar esta oportunidade, uma semana intensa de empreendedorismo. Uma atividade que conta com o engajamento de vários parceiros”.
Pedro Lopes defendeu ainda que, “É preciso descentralizar esse tipo de atividades para que elas não aconteçam apenas nos principais centros urbanos do país. Há que contemplar todos os municípios, não deixando nenhum para trás na senda do desenvolvimento sustentável”.