Navegação de acessibilidade

“Visita do Secretário-Geral da ZCLCA reconforta Cabo Verde na estratégia de diversificação da Economia” – Adalgisa Vaz - Asset Display Page

“Visita do Secretário-Geral da ZCLCA reconforta Cabo Verde na estratégia de diversificação da Economia” – Adalgisa Vaz

Informações,Economia Publicado em: 22-04-2022 18:52

“A Visita do Secretário-Geral da ZCLCA reconforta Cabo Verde na estratégia de diversificação da Economia, particularmente neste contexto de relançamento da Economia, após os impactos da pandemia” disse hoje a Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, no âmbito da sua participação no encontro hoje, realizado na cidade da Praia, com o sector privado cabo-verdiano.

Segundo a governante, os setores que foram considerados prioritários para integrar as cadeias de valor no âmbito do acordo são setores que já estão integrados na Agenda de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde. E citou: os Transportes; a Economia Digital; a Economia Azul; o Agronegócio e o Setor Industrial.

A governante enfatizou que o Governo decidiu avançar com um caso concreto, de forma a concluir cabalmente o processo, com vista a demostrar que o país tem condições, desde que garantida, uma boa conectividade, para integrar o mercado continental. Reforçou ainda na mesma linha que já foi definido, como programa de ação, acompanhar o processo de internacionalização da Inpharma – sem prejuízo de se ir intermediando outras operações de exportação ou trocas comercias com o Continente Africano.

Adalgisa Vaz manifestou-se muito satisfeita com o nível de interação da sessão com o setor privado nacional e destacou o facto de, com a assinatura do acordo e a retificação por Cabo Verde, os empresários nacionais já não vão entrar em terreno desconhecido, terão uma estrutura (o Secretariado-Geral) que vai facilitar, acompanhar e dinamizar as trocas comerciais com os seus parceiros e ajudar a identificar oportunidades de investimento.

A governante sublinhou ainda que Cabo Verde convidou o Secretário-Geral da da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), Wamkele Mene, a co-organizar com Cabo Verde, um fórum para dinamizar as relações comerciais inter-africanas, que segundo afiançou, foi um desafio aceite e que deverá se efetivar no primeiro trimestre do próximo ano.

O Secretário-Geral da ZCLCA e equipa encontram-se no país para uma visita de quatro dias (até este sábado, 23) com o objetivo de manter encontros com as autoridades cabo-verdianas, o sector privado e a sociedade civil em geral, visando apresentar o essencial dos progressos em curso, no quadro do estabelecimento do Secretariado da ZCLCA e partilhar a sua visão da Zona de Livre Comércio, enquanto principal responsável na supervisão desta que é considerada a maior zona de comércio livre do mundo por número de países, e o mais destacado de todos os projetos emblemáticos da Agenda 2063, da União Africana.