Navegação de acessibilidade

A Estratégia Digital de Cabo Verde - Asset Display Page

A Estratégia Digital de Cabo Verde

Informações,Investimento Publicado em: 16-02-2021 11:41

Cabo Verde, nos últimos anos, tem vindo a desenvolver o setor das TIC de forma sustentável, com o objetivo de trazer crescimento económico, ampliar oportunidades e melhorar a prestação de serviços de qualidade no setor das TIC. O Plano Estratégico de Cabo Verde para o Desenvolvimento Sustentável considera a Economia Digital como uma das suas prioridades e uma área essencial para o desenvolvimento do país.

A importância atribuída à Economia Digital conduziu ao desenvolvimento da Estratégia Digital de Cabo Verde que aponta o país como plataforma internacional e fornecedor de serviços digitais com o intuito de assumir o papel de “hub digital” e “porta de entrada para a África Ocidental”, tirando partido da sua localização geográfica privilegiada na região atlântica, da estabilidade política e social, do Estado de direito, da conectividade digital internacional, das infraestruturas tecnológicas e de telecomunicações e das suas capacidades digitais.

A Estratégia Digital de Cabo Verde, em curso, alinhada com a visão de transformar Cabo Verde numa plataforma Digital, está estruturada em linhas de ação, das quais se destacam (i) Expansão da infraestrutura de conectividade; (ii) Educação e fortalecimento da formação profissional e (iii) Disponibilidade de serviços digitais no mercado regional.

A implementação desta Estratégia Digital está sendo cofinanciada por fundos do Banco Mundial, no valor de US $ 20 milhões, por 5 anos, e está estruturada em quatro pilares principais: "fundamentos e reformas do ecossistema digital" (US $ 3,1 milhões) a "melhoraria a competitividade digital" (US $ 7,6 milhões), "Cabo Verde como plataforma digital" (US $ 8 milhões) e "gestão de projetos" (US $ 1,3 milhões).

Para promover um ecossistema de inovação e empreendedorismo assente na tecnologia regional de alto nível, está em curso o desenvolvimento de Zonas Económicas Especiais de Tecnologias (ZEET), inicialmente localizadas fisicamente no Parque Tecnológico de Cabo Verde e que inclui um conjunto de serviços, nomeadamente ( i) Centros de negócios; (ii) Centro de incubação; (iii) Centro de certificação e treinamento; (iv) Data Center na Praia e Mindelo; e Edifícios administrativos, auditório e centro cívico.

O Parque Tecnológico de Cabo Verde, com núcleos na Praia e no Mindelo, e com cobertura e extensão nacional, descentralizada e através de parques temáticos, visa principalmente estabelecer parcerias com os principais atores internacionais do sector das TIC; atrair investimento estrangeiro direto para serviços baseados em TIC; potencializar o desenvolvimento, dar visibilidade e distribuição de soluções digitais; expandir e integrar soluções e serviços eletrônicos para diferentes áreas de negócios; e encorajar / promover o treinamento em TIC para recursos humanos nacionais e regionais. A implementação do projecto do Parque Tecnológico, com conclusão prevista para 2021, está estimada em 35 milhões de euros e é cofinanciada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e a contribuição do Estado de Cabo Verde ronda os 4 milhões de euros .

Em termos de conectividade e desenvolvimento de infraestruturas de telecomunicações, Cabo Verde pretende construir uma rede convergente de comunicações (Internet), constituída por cabos submarinos de fibra ótica ligando a costa atlântica à sub-região africana.

Ao estabelecer estas bases para se tornar um Centro de Referência Digital na região, pretende-se aumentar o número de pessoas com melhor acesso à Internet em banda larga no âmbito do projecto; a segurança e redundância do acesso internacional; a diminuição dos custos de banda larga, Internet fixa e móvel; e o aumento do tráfego internacional da Internet.

Cabo Verde tem atualmente WACS e Atlantis como os únicos cabos submarinos para acessar a Internet. A EllaLink, uma empresa privada e independente, empenhada em fornecer produtos e serviços numa base aberta e neutra da operadora, pretende ligar Cabo Verde à Europa e América Latina com uma capacidade inicial de 400 Gbps e permitirá ao país criar uma plataforma de Tecnologia da Informação Informação no Atlântico. O investimento de US $ 25 milhões da CVTelecom na EllaLink marca uma importante decisão estratégica para o país, que ajudará a desenvolver a competitividade do país.

O Cabo Regional SHARE que vai ligar Dakar (Senegal) e Praia (Cabo Verde) terá cerca de 720 km e uma capacidade de projeto de 16 Tbit / s, utilizando o equipamento e a solução de comunicação subaquática madura e fiável, contando, também, com a recursos existentes de cabos internacionais de Cabo Verde para a Europa, América do Sul e outras regiões; O sistema irá introduzir novas rotas para a distribuição de largura de banda internacional para o continente africano durante o ciclo de 25 anos, melhorando consideravelmente a capacidade total de exportação internacional entre Cabo Verde e Senegal e mesmo as regiões vizinhas da África Ocidental. O SHARE promoverá o desenvolvimento da posição das TIC na África Ocidental e acelerará o desenvolvimento da economia digital e da economia inovadora usando a estratégia dos dois países para criar HUBs de tecnologia em um modelo de complementaridade. O SHARE vai permitir a Cabo Verde iniciar o desenvolvimento da Rede Amílcar Cabral, instalando uma filial nas proximidades do continente, reduzindo significativamente os custos de implementação do projeto, tornando viável o seu investimento a médio prazo.

No campo da formação e capacitação digital, Cabo Verde tem estado fortemente empenhado em atingir o objetivo de ser uma nação digital global, expandindo o acesso às competências digitais a nível nacional, fortalecendo as capacidades digitais dos jovens através de diferentes canais de partilha e divulgação de conhecimento. Neste domínio, destacam-se os esforços para a implementação de WebLabs em todas as escolas secundárias e, numa segunda fase nas escolas primárias, a implementação em curso do projeto IBM DNA (Digital Nation Africa), uma experiência piloto em África, que além de escolas secundárias, foi recentemente expandido para as universidades e formação profissional com o objetivo de atingir mais de 20.000 mil jovens nos próximos 2 anos. É também importante destacar a NOSiAkademia com estágios profissionais na área das TIC, permitindo aos jovens licenciados terem a oportunidade de desenvolver as suas competências num ambiente tecnológico e de serem mais competitivos no mercado de trabalho nacional e global, para além de parcerias estratégicas com diferentes centros de certificação de classe mundial para aumentar a oferta em termos de criação de competências digitais em vários campos. Por fim, de se destacar o importante papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento de políticas que promovam o acesso e a qualidade da educação STEM em Cabo Verde, incluindo políticas de desenvolvimento da ciência e tecnologia, normas, investigação científica e inovações.

A Estratégia Digital, financiada pelo projeto do Banco Mundial, e com contribuições de outras parcerias internacionais, vai permitir alargar as iniciativas já em curso promovidas por vários parceiras nacionais como a PROEMPRESA, a Cabo Verde Digital, o NOSI, a Reforma Administrativa - Casa do Cidadão, e formação profissional; irá também reforçar o ecossistema digital através da criação de um novo quadro jurídico e regulamentar, dando maior a flexibilidade na realização e promoção de atividades inovadoras e a fortalecer as empresas nacionais de base tecnológica, criando e proporcionando oportunidades de acesso ao mercado, tornando-as mais competitivas a nível nacional, regional e global. Todas as bases estão instaladas para habilitar o “HUB DIGITAL” de Cabo Verde.

MACH – Mid Atlantic Connectivity Hub

2020 Global HEADLINES Report - Acesso, Utilização e Penetração da Internet e das Redes Sociais em Cabo Verde

Crescimento Digital 2019 – 2020

Crescimento TIC por população, faixa etária e género.

Evolução do acesso e taxa de penetração de internet por tecnologia (ARME/INE)