Banco Africano de Desenvolvimento aprova empréstimo de 18,3 milhões de euros para programa de reforma em Cabo Verde - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 11-04-2024 18:32
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, em fevereiro deste ano, um empréstimo no valor de 18.262.950 euros para a República de Cabo Verde. Esse financiamento faz parte do Programa de Reforma da Governação Eletrónica e da Gestão das Finanças Públicas (E-PFMRP) - Fase I.
Este Programa visa impulsionar o crescimento económico, melhorar serviços públicos e modernizar gestão de recursos. Abrange o fortalecimento da governança eletrónica, a promoção da competitividade digital e o aprimoramento das finanças e administração públicas.
Além disso, busca criar um ambiente mais favorável para o setor privado, através da melhoria dos serviços públicos, intervindo na governança eletrónica, da modernização da administração pública em conformidade com as mudanças ambientais e climáticas, e aprimorando a transparência e a eficácia na gestão dos recursos públicos, por meio do aumento da mobilização de receitas endógenas de um sistema de contratos públicos mais eficiente.
De realçar que, a implementação desse programa contribuirá para enfrentar os desafios imediatos relacionados à sustentabilidade orçamental e promover o desenvolvimento de longo prazo do país.
O empréstimo, que será efetivado sob a forma de ajuda orçamental, terá um prazo de 25 anos, com oito anos de carência.