Navegação de acessibilidade

Banco Mundial concede a Cabo Verde financiamento adicional de 5 milhões de dólares para aquisição de vacina contra a COVID-19 - Asset Display Page

Banco Mundial concede a Cabo Verde financiamento adicional de 5 milhões de dólares para aquisição de vacina contra a COVID-19

Informações,Saúde Publicado em: 12-02-2021 12:52

Cabo Verde vai adquirir e distribuir vacinas para quase 200.000 pessoas – cerca de 35% da população – incluindo os 20% da população prioritária.

O Conselho de Administração do Banco Mundial (BM), aprovou, esta quinta-feira, 11 de fevereiro um financiamento adicional de cinco milhões de dólares americanos para um fornecimento justo e acessível de vacinas da COVID-19 para Cabo Verde.

Esta é a primeira operação financiada pelo Banco Mundial em África e dos primeiros ao nível mundial, para apoiar o plano de imunização de um país para COVID-19, bem como, auxiliar na compra e distribuição da vacina em linha com a Iniciativa COVAX de Acesso Global às Vacinas.

Os recursos ora concedidos pelo Banco Mundial visam apoiar os esforços do país para adquirir e disponibilizar 400.000 doses de vacina contra a COVID-19, bem como aquisição de equipamentos de proteção individual, designadamente máscaras e outros consumíveis hospitalares, de modo a garantir a proteção dos profissionais da saúde na implementação eficaz da campanha de vacinação.

O projeto financiará, igualmente, equipamentos que vão garantir o transporte seguro e sistema de armazenamento (uma cadeia de frio) das vacinas. Ainda tem uma componente que visa o investimento na melhoria das infraestruturas de saúde nas ilhas do Sal e Boavista (laboratório de virologia da Boa Vista), equipar todos os aeroportos internacionais com termográfico, perspetivando a reabertura do país para o turismo.

De se destacar que, o financiamento ora concedido vem integrar ao Projeto de Resposta Rápida à COVID-19, também obtido pelo Estado de Cabo Verde junto do Banco Mundial, em abril do ano passado.

Este financiamento adicional representa o culminar de meses de trabalho intenso e colaboração exemplar entre o Banco Mundial e as autoridades cabo-verdianas. O trabalho efetuado pelo Banco Mundial, em parceria com o Ministério das Finanças e o Ministério da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, tem sido exemplar. Este financiamento representa o complemento necessário ao apoio alargado e célere que o Banco Mundial tem disponibilizado a Cabo Verde desde o início da pandemia.

O projeto é implementado através da Célula de Execução do Projeto, criada, sob forma de equipa de trabalho, na Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) sob tutela do Ministério das Finanças (MF), em estreita colaboração com o Ministério da Saúde e da Segurança Social.