Navegação de acessibilidade

Cabo Submarino EllaLink já está em Cabo Verde - Asset Display Page

Cabo Submarino EllaLink já está em Cabo Verde

Informações,Investimento Publicado em: 19-02-2021 14:51

A amarração do cabo submarino EllaLink aconteceu na manhã de ontem, na praia de Portinho, em Achada Grande Trás, cidade da Praia.

O Secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, classificou o momento com “um acontecimento histórico para as telecomunicações do país” e que marca “mais um passo importante” na construção da visão estratégica de transformação digital de Cabo Verde.

De se salientar que, EllaLink é um cabo submarino de fibra ótica de última geração, de baixa latência, com uma capacidade de 30TB. Vai permitir maior capacidade que todos os cabos existentes, vai securizar a comunicação e ligação de Cabo Verde ao mundo.

Com esta nova conectividade, um investimento orçado em 30 milhões de dólares, as ilhas de Cabo Verde terão maior diversidade e resiliência dentro da infraestrutura de telecomunicações, bem como acesso à capacidade que contribuirá para a rápida evolução do crescimento da Internet e dados 5G na região.

Juntamente com a cidade da Praia, os locais de aterragem em Fortaleza (Brasil), Praia Grande (Brasil) e Sines (Portugal) foram já garantidos.

A par da importante aposta feita e o investimento no EllaLink, Cabo Regional do sistema SHARE que irá conectar a Dakar e a Praia terá cerca de 720 km e uma capacidade de projeto de 16Tbit / s, usando o equipamento e a solução de comunicação submarina madura e confiável, contando, igualmente, com os recursos já existentes de cabos internacionais de Cabo Verde para a Europa, América do Sul e outras regiões; O sistema introduzirá novas rotas de largura de banda internacional para o continente africano durante o ciclo de 25 anos, melhorando consideravelmente a largura de banda total de exportação internacional entre Cabo Verde e Senegal e entre as regiões vizinhas da África Ocidental.

O SHARE promoverá o desenvolvimento da posição estratégica de TIC na África Ocidental e acelerará o desenvolvimento da economia digital e da inovação na região. O SHARE permitirá a Cabo Verde iniciar o desenvolvimento da Rede Amílcar Cabral, instalando uma Unidade de ramificação na proximidade do continente, diminuído de forma significativa os custos da implementação do projeto viabilizando o seu investimento a médio prazo.