Cabo Verde e São Tomé assinam acordo nos domínios do Comércio e Indústria - Asset Display Page
Informações,Parceria Publicado em: 30-08-2019 12:03
Os Governos da República de Cabo Verde e da República Democrática de São Tomé e Príncipe assinaram esta quinta-feira, 29, na cidade da Praia, um acordo nos domínios do Comércio e Indústria.
Na cerimónia que aconteceu no Ministério das Finanças, Cabo Verde esteve representado pelo Secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, enquanto que São Tomé e Príncipe foi representado pelo Secretário de Estado do Comércio e Indústria, Eugénio António da Graça.
Em declarações à imprensa, instantes após assinatura do documento, Gilberto Barros enfatizou que os dois países tiveram até agora intenções de fazer trocas comerciais. Pelo que, este acordo vai agora intensificar o processo para a sua efetiva realização.
Isto para que tenhamos produtos são-tomenses no mercado cabo-verdiano e produtos de Cabo Verde no mercado de São Tomé. Com isso, reforçou o representante do Governo cabo-verdiano, estaremos a criar empregos e oportunidades nos nossos países, sobretudo para os nossos jovens. O que, conforme realçou, é o mandato que o Executivo recebeu dos cabo-verdianos.
Por sua vez, o representante de São Tomé (Secretário de Estado do Comércio e Indústria, Eugénio António da Graça) enfatizou que se trata da implementação de um grande acordo em matéria de trocas comerciais, criando oportunidade de escoamento de produtos de ambos os lados.
De frisar que sujeito ao acordo, a lista de produtos da parte de Cabo Verde consta, entre outros: águas minerais; medicamentos e produtos farmacêuticos; rações de animais, serviços de consultoria/formação/ assistência técnica/ exercício de profissões liberais/ afins.
Já, da parte de São Tomé e Príncipe, os produtos são, nomeadamente: especiarias; hortaliças; frutas; crustáceos e moluscos.
O Secretário de Estado do Comércio e Indústria, Eugénio António da Graça e comitiva encontram-se em Cabo Verde no âmbito de uma visita oficial visando, sobretudo, o reforço da cooperação entre os dois países, essencialmente nas áreas do comércio e indústria.