Navegação de acessibilidade

Cabo Verde recebe missão do Fundo de Solidariedade Africana para discutir oportunidades de investimento e apoio a jovens e mulheres empreendedores - Asset Display Page

Cabo Verde recebe missão do Fundo de Solidariedade Africana para discutir oportunidades de investimento e apoio a jovens e mulheres empreendedores

Informações,Economia Publicado em: 28-11-2023 10:10

Uma importante missão do Fundo de Solidariedade Africana (FSA) encontra-se em Cabo Verde para abordar com as autoridades nacionais as oportunidades de investimento e apoio a jovens e mulheres empreendedores.

Nesta segunda-feira, o Vice Primeiro-Ministro de Cabo Verde e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Dr. Olavo Correia, recebeu em visita de cortesia da missão que é composta pelo Diretor Geral interino, Sr. Abdourahmane Diallo, pela Diretora de Cooperação e Comunicação, Sra. Safiatou Jackou, e pela Diretora de Operações do FSA, Sra. Aubierge Dovonou-Thoo.

O FSA desempenha um papel crucial no fornecimento de garantias de empréstimos e emissões de obrigações para financiar projetos de investimento e outras atividades geradoras de renda. Sua intervenção, por meio da bonificação de taxas de juros, estruturação de financiamentos e refinanciamentos, tem como objetivo apoiar os Estados membros e os empresários locais.

Durante o encontro, foram discutidos os desafios enfrentados por Cabo Verde, como a emergência hídrica e os impactos das mudanças climáticas, bem como a questão do desemprego jovem, que é uma realidade presente em todo o continente africano. Nesse contexto, a parceria entre Cabo Verde e o FSA é vista como uma oportunidade para enfrentar esses desafios e criar soluções concretas que beneficiem os jovens empreendedores e as mulheres africanas.

Uma das áreas de foco dessa colaboração é a criação de oportunidades no setor da cadeia de valor, agricultura, pesca e outros setores estratégicos. O objetivo é desenvolver mecanismos que impulsionem o empreendedorismo e ofereçam suporte aos jovens e mulheres interessados em iniciar seus próprios negócios. O Vice Primeiro-Ministro destacou a necessidade de agilidade e menos burocracia na implementação desses mecanismos, a fim de atrair e incentivar o espírito empreendedor da juventude.

Além disso, foi ressaltada a importância de estabelecer um sistema que permita ganhos de escala, o que possibilitará o crescimento e a expansão das iniciativas empreendedoras. A parceria entre Cabo Verde e o FSA visa impulsionar essas iniciativas, especialmente aquelas voltadas para mulheres e jovens, visando fortalecer o desenvolvimento socioeconômico do país.

O encontro entre o Vice Primeiro-Ministro e a missão do FSA marca o início de uma colaboração estratégica, na qual serão discutidas as modalidades de apoio do Fundo para criar os mecanismos necessários para impulsionar o empreendedorismo em Cabo Verde. A parceria busca não apenas enfrentar os desafios atuais, mas também criar um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios inovadores e sustentáveis, promovendo assim o progresso econômico e social em todo o país.