Navegação de acessibilidade

Começou esta segunda-feira, na ilha do Sal, a 9ª Conferência africana do Clima - Asset Display Page

Começou esta segunda-feira, na ilha do Sal, a 9ª Conferência africana do Clima

Informações,Clima Publicado em: 13-09-2021 18:58

Começou esta segunda-feira, na ilha do Sal, a 9ª Conferência africana do Clima

Começou nesta manhã de segunda-feira, 13, a 9ª Conferência para o Clima e Desenvolvimento em África, CCDA, que decorre na ilha do Sal, Cabo Verde até a próxima sexta-feira, 17, sob o lema “Uma Transição Justa para uma Recuperação Verde e Azul Resiliente”.

Hoje e amanhã, 13 e 14, decorrem as reuniões técnicas preparatórias e, a partir de 15, quarta-feira, iniciam as reuniões de alto nível que contam com a participação de ministros africanos responsáveis pelos setores do Ambiente, Clima e Desenvolvimento Económico.

A 9ª Conferência sobre as Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento em África (CCDA-IX), estará focado na questão da recuperação do triplo fardo que sofrem atualmente os países africanos: a pandemia da Covid-19; as mudanças climáticas e o impacto socioeconómico, bem como a discussão de soluções para promover de modo resiliente o crescimento verde e azul, amigável do ambiente e sensível ao clima.

Tendo em conta o contexto atual e por motivos de segurança sanitária, o evento é realizado em formato híbrido, sendo que a grande maioria dos conferencistas, mais de mil pessoas, participam através da plataforma virtual Zoom.

A cerimónia de abertura da 9ª Conferência será presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, na próxima quarta-feira, 15, e o encerramento na sexta-feira, 17, ficará a cargo do Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.

Além do Primeiro-Ministro e do Presidente da Assembleia Nacional, na ilha do Sal, são esperados vários membros do Governo de Cabo Verde, nomeadamente o Vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o Ministro do Mar, Paulo Veiga, bem como cerca de duas dezenas de ministros africanos, que participam de forma presencial e virtual.

De recordar que, A 9ª Conferência sobre Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África é organizada pela Comissão Económica para África das Nações Unidas, UNECA, Comissão da União Africana e o Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, no quadro do Programa Clim-Dev, Clima e Desenvolvimento. em parceria com o Governo de Cabo Verde, através do Gabinete do Vice Primeiro-Ministro.

Queira encontrar em anexo o Programa Atualizado da 9ª Conferência Sobre o Clima e Desenvolvimento em África.

Aceda ao documento clicando aqui