Navegação de acessibilidade

Cooperação: Governo assina acordo com BADEA para valorização das bacias hidrográficas nas ilhas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista - Asset Display Page

Cooperação: Governo assina acordo com BADEA para valorização das bacias hidrográficas nas ilhas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista

Informações,Cooperação Publicado em: 01-09-2021 11:41

O Governo de Cabo Verde assinou, esta semana, em Khartoum (Sudão), um acordo de financiamento no valor de 16 milhões de dólares, a título concecional, com o Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA), destinado ao projeto de dinamização e valorização de três bacias hidrográficas nas ilhas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista.

De se notar que, aquando da sua graduação para país de rendimento médio, Cabo Verde deixou de ter acesso a alguns créditos com condições concessionais, como por exemplo, a do BADEA.

Entretanto, devido às grandes negociações entre o atual Governo de Cabo Verde e o BADEA, foi solicitada uma atualização das condições de crédito. A solicitação teve uma resposta positiva, dando importância à dinâmica que o país tem tido na gestão da dívida pública e também num novo contexto em que vivemos.

O BADEA tinha concedido o financiamento para o projeto de Valorização das Bacias Hidrográficas de Santiago, Santo Antão e Boa Vista, que na altura era um crédito não concessional, no qual a taxa de juros era mais alto e por um período de graça menor. Desta feita, aprovaram-se novas condições concessionais, as quais Cabo Verde terá uma maturidade de 25 anos, e um período de graça de 5 anos, a uma taxa de juros de 1,5%.

Tudo isso demostra a #confiança por parte dos credores na dinâmica económica de Cabo Verde e contribui para a materialização dos projetos e consequentemente o desenvolvimento do país.

Relativamente ao projeto de dinamização e valorização das bacias hidrográficas da Ribeira São João Baptista (Ilha de Santiago), Ribeira Grande (Ilha de Santo Antão) e Ribeira Calhau (Ilha da Boa Vista), objeto deste acordo de financiamento, de se avançar que tem como objetivo geral contribuir para a concretização dos ODS 1 e 2 relativos à erradicação da pobreza, fome zero e fortalecimento da agricultura sustentável.

O acordo, de cerca de 1.6 milhão de contos, foi assinado pelo Embaixador de Cabo Verde na Itália, Jorge Figueiredo Gonçalves, em representação do Governo, e pelo Diretor-Geral do BADEA, Sidi Ould Tah.