Diáspora cabo-verdiana engaja-se no desenvolvimento do Compacto Regional de Cabo Verde com o MCC - Asset Display Page
Informações,Economia Publicado em: 30-10-2024 13:02
O Vice-Primeiro Ministro, Olavo Correia, presidiu, esta semana, em Boston, o terceiro workshop, visando o engajamento das partes interessadas da diáspora, no quadro do desenvolvimento do Compacto Regional de Cabo Verde. O evento contou com uma ativa participação e contributos muito substanciais, tanto presencial como online. Com este encontro, o Conselho Coordenador do Compacto Regional e a Unidade de Desenvolvimento de Programa cumpriram uma etapa importante, no quadro do envolvimento dos stakeholders, e da transparência de todo o processo de desenvolvimento dos projetos a serem financiados pelo Millennium Challenge Corporation.
Olavo Correia reafirmou, no ato, o compromisso de com este novo pacote do MCC fazer de Cabo Verde um país conectado consigo próprio e com o mundo, produtor e exportador de serviços digitais, o que irá dar um grande contributo para que Cabo Verde possa duplicar a sua capacidade de crescimento e criar empregos qualificados e bem remunerados para os jovens.
A Coordenadora da UDP, Joana Brito, apresentou no workshop as diferentes fases de desenvolvimento de projetos, apelando a uma ativa e contínua participação da diáspora neste processo, para que o país venha a ter um Compacto Regional com impacto assinalável.
O workshop de Boston foi promovido em parceria com o Millennium Challenge Corporation que reafirmou o seu compromisso com a redução da pobreza e a promoção da sustentabilidade, e partilhou a satisfação de trabalhar com Cabo Verde. O workshop contou com o forte engajamento do Consulado de Cabo Verde em Boston.
Preocupações e sugestões sobre a conectividade e a economia digital, as duas áreas selecionadas pelo governo para o financiamento no âmbito do Compacto Regional, dominaram o debate entre os participantes.
A delegação do MCC foi composta pelo Vice-Presidente de Operações, Cameron Alford, e o Diretor do MCC para Cabo Verde, Christopher Broughton.