Navegação de acessibilidade

Dia do Trabalhador: Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial e o Ministério da Economia Digital promovem tertúlia sobre a “Ética e deontologia profissional no Trabalho” - Asset Display Page

Dia do Trabalhador: Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial e o Ministério da Economia Digital promovem tertúlia sobre a “Ética e deontologia profissional no Trabalho”

Informações,Evento Publicado em: 02-05-2022 14:48

No quadro das celebrações do 1º de Maio – Dia do Trabalhador, o Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial e o Ministério da Economia Digital, através do Gabinete do Vice Primeiro-Ministro, Dr. Olavo Correia, promoveram uma tertúlia sobre a “Ética e deontologia profissional no Trabalho”, ministrada pelo renomado sociólogo e Professor Dr. Henrique Varela.

Esta iniciativa visou, sobretudo, a promoção do diálogo social no reforço da promoção de um ambiente laboral de confiança entre os colaboradores dos dois Ministérios que estão sob a Tutela do Vice Primeiro-Ministro.

A iniciativa teve lugar na última semana, cujo ato de abertura esteve a cargo do Diretor do Gabinete do Vice Primeiro-Ministro, Dr. José Luís Semedo, possibilitou um importante momento de reflexão e de troca, visando o favorecimento de um bom ambiente de trabalho, indispensável no cumprimento da importante missão dessas duas instituições, em servir bem Cabo Verde e os Cabo-verdianos.

Durante a sua intervenção, o Dirigente sublinhou que, com esta iniciativa visou-se “sublinhar os elementos fundamentais do bom desempenho e da avaliação do mérito de todos os que dão o seu melhor das suas capacidades e competências para o desempenho e os resultados da nossa Instituição ao serviço dos cabo-verdianos e de Cabo Verde”.

Por outro lado, explicou, a meta é também “o reforço da relação de confiança entre a direção e os trabalhadores, num quadro racional e transparente na gestão dos interesses, compromissos e obrigações no seio da nossa Instituição”.

De referir que as comemorações do 1º de Maio – Dia do Trabalhador constituem uma tradição de longa data em Cabo Verde, as quais, normalmente, são muito participadas e com uma programação relacionada com a problemática das relações laborais. 

Daí, a realização dessa Tertúlia foi também uma importante oportunidade para, em nome do Vice Primeiro-Ministro, "reconhecer o alto nível de entrega e desempenho dos profissionais da casa que, em condições difíceis, têm contribuído para dar resposta às maiores premências da sociedade e possibilitar o desenvolvimento económico e social do nosso país", sublinhou José Luís Semedo.