Navegação de acessibilidade

Diretor-Adjunto do FMI reconhece importante papel do sistema financeiro no processo de crescimento económico de Cabo Verde - Asset Display Page

Diretor-Adjunto do FMI reconhece importante papel do sistema financeiro no processo de crescimento económico de Cabo Verde

Informações,Economia Publicado em: 17-05-2019 17:59

Num encontro que manteve com a banca nacional, o Diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Tao Zhang, enalteceu o forte crescimento económico que Cabo Verde tem tido, nos últimos anos, e reconheceu a participação do sistema financeiro nesse processo, “derivado da qualidade da intermediação financeira e dos avanços em relação ao crescimento do crédito a economia”.

Neste encontro que aconteceu no segundo dia da sua visita oficial a Cabo Verde, o responsável do FMI quis conhecer as principais preocupações que existem em relação aos bancos no país, mais concretamente às operações no exterior, dada à importância que as remessas dos imigrantes, em particular, têm na economia de Cabo Verde. Por outro lado, Tao Zhang quis ouvir a banca nacional relativamente ao papel do sistema financeiro nacional no apoio ao acesso ao financiamento, “e a um público mais alargado, dado ao peso que ainda o setor informal tem no país”.

Por sua vez, a banca nacional assegurou que do lado, da oferta, em Cabo Verde não existem problemas para concessão de créditos, salvo para projetos de grandes dimensões, e que os problemas residem nas informações assimétricas e no excessivo tempo para os processos judiciais. 

O Secretario de Estado para as Finanças Públicas, Gilberto Barros, quem presidiu o encontro, reforçou o compromisso do Governo no domínio das reformas no setor financeiro e ressaltou as ações que estão em curso para ultrapassar os constrangimentos que ainda se registam.

De referir que, é ambição deste Governo transformar Cabo Verde numa praça financeira internacional. Para tal, “temos que continuar a reestruturar o sistema financeiro, para que permita o desenvolvimento do mercado de capitais, do mercado das seguradoras, a criação de instrumentos de investimento coletivos, tudo isso é essencial para que tenhamos a diversificação de instrumentos e garantir o financiamento às empresas e aos particulares. Por isso, é muito importante que o Sistema Financeiro consiga organizar-se. O nosso país não conseguirá desenvolver-se sem um sistema financeiro altamente capacitado e conectado com o mundo em toda a sua dimensão, para que possamos transformar de facto o país numa praça financeira internacional de referência”, referiu o Governante.