Navegação de acessibilidade

Formar para empregabilidade: Governo quer parceria efetiva entre o Estado e as entidades privadas de formação profissional no país - Asset Display Page

Formar para empregabilidade: Governo quer parceria efetiva entre o Estado e as entidades privadas de formação profissional no país

Informações,Parceria Publicado em: 11-11-2019 13:37

A vontade foi manifestada pelo Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, depois de visitar a MACV- Escola Técnica de Formação em Saúde e Educação, uma entidade privada que atua no domínio de formação profissional.

Olavo Correia realçou que “o Estado não quer ter monopólio ao nível da formação profissional”, por isso o Governo quer “estabelecer uma parceria efetiva com todas as instituições que atuam no setor privado para que possamos melhor servir todos os jovens cabo-verdianos, em todas as ilhas de Cabo Verde”.

O Vice Primeiro-Ministro dirigiu ainda uma mensagem às empresas que atuam neste setor, garantindo total suporte do Estado e do Governo, porque “estamos aqui numa parceria efetiva para criarmos as condições. O país é um só. Estamos a atuar para atingir os mesmos jovens, nas mesmas ilhas, nos mesmos municípios. Faz todo sentido que haja um trabalho de parceria para que possamos melhorar a qualidade da formação profissional, que tenhamos jovens formados em Cabo Verde, mas que possam trabalhar em qualquer parte do mundo. Só assim podemos mudar a vida dos jovens”.

O Governante defendeu ainda que em Cabo Verde, “podemos ter falta de emprego, mas não temos falta de oportunidades. O que os jovens precisam é de qualificações para estarem em Cabo Verde e no mundo” e poderem ter acesso a emprego bem remunerado e emprego qualificado.

Neste âmbito, afirmou Olavo Correia, é obrigação do Governo criar um ecossistema para permitir que todos os jovens cabo-verdianos tenham acesso a uma formação profissional que lhe garanta um emprego. Portanto, “formar para a empregabilidade”.

De realçar que a visita de hoje do Vice Primeiro-Ministro Olavo Coreia à MACV enquadra-se na importante agenda de deslocações às entidades privadas de formação profissional devidamente acreditadas, que o Governante pretende cumprir nos próximos dias, com o objetivo de conhecer as 36 entidades, ao nível do país, que atuam nesse domínio - conhecer o seu funcionamento, as limitações e as propostas para melhoria, bem como as ofertas formativas com vista à empregabilidade.

A MACV tem formado jovens no domínio da saúde. Com cinco anos no mercado cabo-verdiano, já formou cerca de 200 jovens, desses 70% já conseguiram ter emprego quer em Portugal, quer Cabo Verde, “o que é um indicador muito bom”, conforme notou Olavo Correia, tendo manifestado o interesse em se estabelecer uma parceria com esta escola para aumentar a sua capacidade de atuação.

“Queremos ver como podemos aumentar não só o numero de jovens beneficiados com formação, aumentar o grau de empregabilidade e criar as condições para que possamos reforçar a qualidade, mas também permitir que possamos atingir o mercado internacional, nomeadamente da CEDEAO”.