Navegação de acessibilidade

Fortalecendo as relações entre Cabo Verde e BAD em prol do desenvolvimento económico do país - Asset Display Page

Fortalecendo as relações entre Cabo Verde e BAD em prol do desenvolvimento económico do país

Informações,Economia Publicado em: 21-11-2023 9:46

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, receber, em visita de cortesia, a Diretora do Departamento de Capital Humano, Juventude e Desenvolvimento de Competências, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Martha P.M. Phiri,.

Um encontro que serviu para o reforço das relações de cooperação entre Cabo Verde e o BAD tendo no centro da agenda o desenvolvimento do País e a criação de oportunidades e empregos para os jovens.

Durante essa reunião, o Vice Primeiro-Ministro, Também Governador deste Banco, expressou os sinceros agradecimentos pelo apoio contínuo que o BAD tem oferecido ao processo de desenvolvimento de Cabo Verde.

As partes, abordaram o portfólio atual de projetos do BAD em Cabo Verde, bem como novas ideias para a próxima estratégia do Banco em relação ao País. Também esteve sobre a mesa o apoio ao setor privado e aos empreendedores jovens e mulheres.

O Ministro abordou igualmente com a representante do BAD temáticas importantes para Cabo Verde, nomeadamente a política de promoção do Capital Humano, com foco especial nos jovens, investindo na educação, capacitação e empregabilidade dos jovens cabo-verdianos. “Reconhecemos a importância de fornecer oportunidades adequadas para que os jovens possam desenvolver suas habilidades e contribuir para o crescimento económico e social do país”.

Outra temática importante que este sobre a mesa, foi a criação de mecanismos para os jovens e mulheres empreendedores em Cabo Verde. “Queremos fornecer recursos financeiros e apoio técnico para impulsionar o empreendedorismo jovem e promover o desenvolvimento de startups e micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), impulsionando assim a criação de empregos e o crescimento económico”, disse Olavo Correia.

Abordaram a importância de se promover a digitalização da economia cabo-verdiana como um meio de impulsionar a inovação, melhorar a eficiência dos processos empresariais e aumentar a competitividade. Discutiram a implementação de medidas para capitalizar a infraestrutura digital, com especial atenção ao Parque Tecnológico, promover a inclusão digital e capacitar a população em habilidades digitais.

Ainda, o Ministro fez o reforço no sentido da criação de uma condição especial para Cabo Verde no acesso ao financiamento do BAD, por forma a que possamos impulsionar ainda mais o desenvolvimento sustentável do país.

“Temos agora de acelerar os passos para continuar trabalhando juntos em prol do desenvolvimento de Cabo Verde”, reforçou o Vice Primeiro-Ministro.