Navegação de acessibilidade

Governo apresenta a inovadora Plataforma SOE Manager, de Monitorização e Avaliação do Setor Público Empresarial do Estado - Asset Display Page

Governo apresenta a inovadora Plataforma SOE Manager, de Monitorização e Avaliação do Setor Público Empresarial do Estado

Informações,Economia Publicado em: 19-10-2023 12:23

O Governo de Cabo Verde, através da Unidade de Acompanhamento do Setor Empresarial do Estado (UASE), Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial (MFFE), fez apresentação pública da Plataforma Digital de Monitorização e Avaliação das Entidades do Setor Público Empresarial do Estado, denominada de SOE Manager.

Esta inovação é uma das primeiras aplicações integradas no IGRPWeb (Integrated Government Resource Planning), que utiliza tecnologia avançada de business intelligence e data analytics.

Trata-se de uma plataforma colaborativa que permitirá a monitorização e avaliação da performance do SPE, através da integração automática no processo de recolha, tratamento e análise de dados, bem como de ferramentas analíticas de reporting para apresentação de dados, incluindo dashboards com indicadores financeiros e operacionais, com visão individual e agregada do SPE. Também contribuirá para a melhoria da gestão do SPE e da monitorização e avaliação das boas práticas de governação.

SOE Manager reforça a orientação da UASE para dados (data-driven organization), possibilitando a monitorização mais eficiente e em tempo real das entidades pertencentes ao SPE. Sendo colaborativa, promove a cultura de gestão orientada para dados, permitindo ao gestor público o acompanhamento eficiente, e em tempo real, da execução orçamental da empresa, dos possíveis desvios, do alcance das metas e da performance financeira e operacional esperada, reduzindo, assim, os riscos para o Orçamento do Estado de Cabo Verde.

O Vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia, que presidiu ao ato de lançamento público, que teve lugar no último dia 17 de outubro, na cidade da Praia, realçou que o SOE Manager “é, sem dúvidas, uma das maiores inovações desenvolvidas” pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial (MFFE).

Referiu ainda que, com a plataforma, está-se assim a realizar a transformação digital no Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, a colocar o digital ao serviço da monitorização e avaliação, da boa gestão dos riscos operacional, social, ambiental e fiscal, da regulação económica, da melhoria da gestão do Setor Público Empresarial e da transparência financeira.

Por outro lado, explicou que, com SOE Manager, o Governo inaugura um novo modelo de governança e controlo das entidades pertencentes ao SPE. Realizando, deste modo, “o compromisso com a boa governança do Setor Público Empresarial e a promover o interesse público”.

A SOE Manager, conforme avançou o Vice Primeiro-Ministro, representa uma nova era para as empresas e as entidades reguladoras e concessionarias. “Será uma boa prática, um exemplo e modelo a ser levado a outras áreas de governação, para acelerar a boa governança publica, a integridade, a transparência, a capacidade de resposta, a confiabilidade e a relevância de toda a administração publica e do Setor Pulico Empresarial”.

Por último, Olavo Correia felicitou a UASE, na pessoa do seu Coordenador, Dr Sandeney Fernandes, e de toda a equipa pela aposta no digital, a ousadia e o compromisso com o sucesso. Reconhecimento, também, fez o Governante ao Coordenador da UTIC e equipa pelo excelente trabalho realizado. “Agradecimentos aos nossos Parceiros, o Banco Mundial e o FMI por acreditarem na nossa capacidade de inovar, bem assim à Primavera, mas também às empresas e entidades reguladoras envolvidas neste processo”, finalizou.