Navegação de acessibilidade

Governo apresenta Programa Kode Verde para capacitação dos jovens no Digital - Asset Display Page

Governo apresenta Programa Kode Verde para capacitação dos jovens no Digital

Informações,Investimento Publicado em: 18-05-2022 16:22

O Governo de Cabo Verde apresentou ontem na cidade da Praia o programa Kode Verde, criado no âmbito da Estratégia Nacional de Promoção do Emprego Digno, para, através da literacia digital, maximizar a capacidade empreendedora e de empregabilidade dos jovens, aumentar o acesso às oportunidades de desenvolvimento de competências e contribuir para a promoção da transição digital.

Um programa de formação e de capacitação dos jovens cabo-verdianos que queiram aproveitar as oportunidades na área do digital.

Conforme explicou o Secretário do Estado da Economia Digital Pedro Lopes, que esteve a cargo da apresentação do Kode Verde, “o programa o pretende fazer uso de parcerias públicas (IEFP Cabo Verde, Núcleo Operacional da Sociedade de Informação) e privadas de âmbito nacional, mas igualmente de âmbito internacional, para formar e empregar jovens no Digital”.

Deste modo, o Kode Verde vai formar vários jovens neste sector – “começámos com o programa-piloto Code for All, que garantiu a empregabilidade a 87% dos jovens que fizeram esta formação e vamos agora criar várias outras formações juntamente com o sector privado para termos mais jovens e empregues neste sector”.

E nós queremos ter cada vez mais jovens a atuar nesta área do momento.

Kode Verde é de âmbito nacional e vai permitir a qualquer jovem, de qualquer parte de Cabo Verde, fazer a sua formação em código à distância, através de múltiplas plataformas nacionais e internacionais, através do digital.

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia Silva, quem presidiu ao ato, sublinhou que, “na estratégia de transformação digital” a visão do Governo é muito clara, evendo mexer em todo sistema educativo nacional, “do pré-escolar ao secundário”. Sublinhou que essa estratégia traz uma abordagem diferente. “Não passa por colocar computadores nas salas, é reformar, mexer nos curriculas, no método de ensino-aprendizagem, na capacitação dos professores”, como também no Ensino Superior, e mais além, “porque queremos uma abordagem totalmente diferente”.

O Chefe do Executivo referiu que é nesta linha se enquadra o programa KODE VERDE, que, conforme referiu, “criado para maximizar a capacidade de empregabilidade e empreendedora em literacia digital para os jovens”, bem assim, contribuir para a promoção da transição digital”.

“Se antes se dizia que a investigação, inovação e transformação digital eram coisas de países ricos. Hoje, sabemos que são condições para um país ser rico, crescer, criar riquezas e investir naquilo que faz a diferença nos países. O capital humano. As pessoas, particularmente os nossos jovens, têm sido prioridade para este Governo, porque é preciso mudar de paradigma e pôr foco naquilo que é transformador”, concluiu Ulisses Correia e Silva.

De referir que, no mesmo ato, o Governo assinou um importante protocolo com a PriceWaterhouseCoopers (PWC) de Portugal, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo. Uma cooperação tendo em vista ministrar formações ligadas a áreas tecnológicas e outras ações de dinamização da inovação tecnológica em Cabo Verde.

“Um momento que representa a confiança reforçada em Cabo Verde. Mas sobretudo de demostração de confiança no projeto que nós, Governo, temos para fazer de Cabo Verde um Hub Digital. Pelo que agradecemos ao nosso parceiro PWC”, conforme enalteceu o Vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia.

“Um país aparentemente pequeno, mas uma grande Nação, com grandes aspirações - queremos pensar grande, sonhar grande e queremos estar junto com os melhores do mundo, com aqueles que têm a curva de experiência, como é o caso de PWC”, disse Olavo Correia, acrescentando que essa cooperação “representa também um esforço do Governo para que, em tudo que fazemos, possamos ter os melhores connosco - sejam nos aeroportos, nos portos, nas tecnologias, nas telecomunicações e em todos os demais setores da atividade económica”.

Para receber infos sobre os programas de formação, subscreva a newsletter http://digital.cv/kodeverde