Navegação de acessibilidade

Governo assina 50 Milhões de Dólares com Banco Mundial - Asset Display Page

Governo assina 50 Milhões de Dólares com Banco Mundial

Informações,Governo Publicado em: 06-06-2019 16:58

O Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, assinou esta manhã, em representação do Governo de Cabo Verde, dois importantes acordos com o Banco Mundial (BM), num total de 50 Milhões de Dólares.

Trata-se de 40 Milhões de Dólares para Apoio Orçamental para este ano e o valor de 10 Milhões de Dólares para o Fundo Soberano de Emergência.

Em explicação do contexto subjacente à assinatura do acordo para Ajuda Orçamental (40 Milhões de Dólares para este ano), o número dois deste Executivo afiançou que o Governo optou pela não utilizar a Ajuda Orçamental do Banco Mundial nos últimos dois anos, “precisamente devido à importante agenda de reformas em andamento, principalmente quanto ao processo de Privatização da TACV”.

“Tendo em conta o sucesso que alcançamos com a privatização da Companhia de Bandeira, estamos a retomar o Apoio Orçamental com o nosso parceiro, Banco Mundial”, explicou.

Já, quanto ao Fundo Soberano de Emergência (10 Milhões de Dólares) o também titular da pasta das Finanças, sublinhou que é mais um instrumento de suma importância, pelo que disse efetivamente satisfeito com este importante passo rumo à sua efetivação.

“Trate-se de mais um mecanismo que nos vai colocar ao nível daquilo que somos: um País de Rendimento Médio”.

“O Fundo Soberano de Emergência vai permitir que o Governo tenha instrumentos para, no caso de ocorrência de situações de catástrofe, Cabo Verde possa intervir com autonomia, usando recursos próprios. O que não inviabiliza a possibilidade de se pedir auxílio internacional”, reforçou.

Estes valores são “de suma importância para a agenda de reformas deste Governo”, conclui, Olavo Correia.

O Banco Mundial esteve representado no ato pela Diretora de Operações para Cabo Verde, Louise Cord.

O ato ainda contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.