Navegação de acessibilidade

Governo lança 1º concurso da Medida IV - “Desenvolvimento de competências” - Asset Display Page

Governo lança 1º concurso da Medida IV - “Desenvolvimento de competências”

Informações,Governo Publicado em: 21-08-2020 12:34

O Governo de Cabo Verde, através do Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF), apresentou ontem na cidade da Praia o 1º concurso da Medida IV - “Desenvolvimento de competências”.

Esta Medida inovadora, trata-se de uma ferramenta que vai contribuir para uma maior e mais qualificada empregabilidade dos jovens cabo-verdianos, através do apoio às instituições e entidades que promovem a qualificação profissional, e enquadra-se no Projeto Educação e Desenvolvimento de Competências, do Governo, que conta com o financiado do Banco Mundial.

A Medida IV adota uma abordagem orientada pela demanda, envolvendo uma parceria mais forte com o setor produtivo, com a finalidade de financiar iniciativas de formação com foco no desenvolvimento de competências identificadas pelas empresas ou associação empresarial.

Neste sentido, o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, exortou, durante a sua comunicação no ato, ao setor privado a entrar  “nesta empreitada por forma a que, juntos, possamos garantir formação de qualidade e em áreas que são relevantes para o nosso futuro”.

Com este projeto, é meta do Governo atingir até 60% de taxa de empregabilidade com os jovens contemplados com este projeto. “É ambicioso, mas será certamente alcançado desde que trabalhemos com foco, sobretudo num quadro de uma parceria estreita com o privado”, referiu o Olavo Correia.

O Ministro que também tema Tutela da Formação Profissional, assegurou que o Governo vai continuar nesta senda, em tudo fazer para garantir formação profissional de qualidade a todos os jovens de Cabo Verde, em todas as ilhas de Cabo Verde.

“Esta é uma questão de futuro. Temos a obrigação preparar os jovens e de criar oportunidades para os nossos jovens. O projeto apresentado hoje tem a ver com desenvolvimento de competências, enquadra-se perfeitamente nessa visão do Governo. Nessa visão criadora de oportunidades. Criadora de condições para que os jovens cabo-verdianos possam ter acesso às competências. A capacitação dos recursos humanos, vocacionada para o mercado do trabalho, é uma questão relevante e vem sendo prioridade pelo Governo da República de Cabo Verde”, sublinhou.

De referir que a Medida IV, conhecida também como Medida “+Competências” prioriza os sectores do Turismo e das TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação.

O concurso está aberto e decorre até 2 de outubro de 2020. Todo o processo de candidatura das entidades formadoras será online através da página do concurso http://b.link/maiscompetencias onde poderá consultar todas as informações sobre o mesmo.

Saiba mais sobre o que esta nova medida pode fazer por si, em www.fpef.com, ou fale connosco nesta publicação para mais esclarecimentos.