Navegação de acessibilidade

Município de São Salvador do Mundo ganha Balcão Único da Casa do Cidadão - Asset Display Page

Município de São Salvador do Mundo ganha Balcão Único da Casa do Cidadão

Informações,Evento Publicado em: 23-04-2021 18:01

O Município de São Salvador do Mundo, ilha de Santiago, passa a dispor, a partir de hoje, de um Balcão Único da Casa do Cidadão, no âmbito do projeto de Modernização Administrativa Cabo-verdiana.

O espaço, que foi hoje inaugurado, resulta de uma forte parceria desse município com o Governo, através do Ministério das Finanças, como também da Casa do Cidadão, que doravante oferece aos seus munícipes, num espaço totalmente remodelado, para além dos habituais serviços municipais, também todos os serviços da Casa do Cidadão

O Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, que presidiu ao ato de inauguração, destacou que esse projeto da Casa do Cidadão em São Salvador do Mundo, não obstante ser um projeto de gastos modestos, mas de um alcance extraordinário.

O Governante realçou ainda que, com esta iniciativa, o Executivo pretende contribuir, de forma proactiva e empenhada, na modernização dos serviços de atendimento, de prestação dos serviços públicos.

“A nossa intenção é disseminar o modelo de atendimento da Casa do Cidadão, reduzir o tempo no atendimento e a qualidade de deslocações do utente, melhorar a qualidade dos serviços prestados, garantir maior proximidade ao cidadão, bem como reforçar a implementação da lei da Modernização Administrativa”, salientou Olavo Correia.

Por outro lado, enalteceu que o BU de São Salvador do Mundo representa “recebe uma versão melhorada do projeto Balcão Único”, sendo que a população deste município passa a usufruir de um espaço de atendimento moderno, integrado e que cumpre com os requisitos da lei da Modernização Administrativa. 

O Vice-Primeiro Ministro garante que o Governo vai continuar a trabalhar no sentido de servirmos melhor os cidadãos. Por isso, aproveitou a ocasião para reforçar o apelo a todos os servidores públicos “no sentido de cada vez mais, melhor servirmos os nossos concidadãos, porque é nossa obrigação de melhor servir”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, considerou que com esta inauguração o “município está a dar mais um grande passo” no seu processo de desenvolvimento. E aproveitou a ocasião para agradecer e enaltecer toda a parceria com a qual vem trabalhando com o poder central.

De se realçar que o objetivo central de um Balcão Único é combater a burocracia e facilitar a vida às pessoas, bem como promover a melhoria na qualidade do serviço público. Assim, o Balcão Único de São Salvador do Mundo irá disponibilizar aos utentes, num único espaço, para além de serviços Municipais, também os serviços da Casa do Cidadão, nomeadamente, certidões online, pedido de NIF, registro criminal, criação de empresas.

Esta iniciativa administrativa vai permitir aproximar um conjunto de serviços destinado à população, sejam elas residentes ou investidores, com vista a encurtar distâncias e tempo, evitando que o utente esteja a percorrer vários departamentos no município para se aceder a documentos indispensáveis para o ato que desejar.