Navegação de acessibilidade

Pedro Lopes - “Governo está trabalhar na criação das condições propícias à difusão tecnológica no país” - Asset Display Page

Pedro Lopes - “Governo está trabalhar na criação das condições propícias à difusão tecnológica no país”

Informações,Evento Publicado em: 26-04-2019 13:48

Ao presidir à abertura da Conferência “Papel das Mulheres nas TIC’s – Que Contributo para Inclusão e Igualdade de Género”, promovida pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) na tarde desta quinta-feira, 25, o Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, afirmou que o Governo está a criar as condições propícias à difusão tecnológica em Cabo Verde, através de investimentos nas infraestruturas tecnológicas, na criação de um ambiente regulador adequado e na melhoria do sistemas educativo.

“Acreditamos que daqui a dez anos vamos olhar para trás e pensar que este período foi o período mais empolgante da história cabo-verdiana no que toca as Tecnologias de Informação e Comunicação”, disse Pedro Lopes.

Na sequência, o Governante desafiou as jovens mulheres a inverterem a tendência da minoria das mulheres a enveredarem pela área das Tecnologias de Informação e Comunicação.

“Queremos que as meninas e as mulheres cabo-verdianas sejam atores centrais deste percurso e que os nossos talentos permaneçam nas nossas ilhas, invertendo a fuga de cérebros, mas queremos também dar as boas-vindas ao nosso país às mentes brilhantes e empresas inovadoras de todo mundo”.

Por isso, o Governo vai promover a paridade nas Tecnologias de Informação e Comunicação e garantir que esta paridade seja feita de forma sustentável. Para isso, salientou Pedro Lopes, “é importante encorajar e motivar através de exemplos e modelos para que haja mais jovens mulheres a optarem pela área das TIC´s” reforçou o governante.

O Dia Internacional das Mulheres nas TIC’s, conhecida pela expressão inglesa, “Girls in ICT Day” é celebrada pelos países membros da União Internacional das Telecomunicações (UIT), visando aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).