Navegação de acessibilidade

Pedro Lopes preside encerramento de formação de Panificação para Não Ouvintes promovida pela Associação Cabo-verdiana de Surdos - Asset Display Page

Pedro Lopes preside encerramento de formação de Panificação para Não Ouvintes promovida pela Associação Cabo-verdiana de Surdos

Informações,Evento Publicado em: 30-04-2019 13:55

O Secretário de Estado Para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, presidiu na tarde da última sexta-feira, 26 de abril, ao encerramento de uma formação em Panificação para Não Ouvintes, que decorreu na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, cidade da Praia.

O Projeto de formação de Panificação para Não Ouvintes teve como objetivo responder a uma demanda da Associação Cabo-verdiana de Surdos, enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Governo de Cabo Verde, nomeadamente a formação inclusiva para portadores de deficiência.

No seu discurso, o Secretário de Estado Pedro Lopes enalteceu o empenho dos jovens na conclusão da formação e apelou às entidades do setor de formação profissional a aprofundarem as oportunidades para diversificar as ofertas formativas de forma a abranger o maior número de jovens com deficiência, possibilitando assim a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

O governante disse que Governo está a desenvolver uma a estratégia específica para fortalecer a capacidade das pessoas com deficiências. Pedro Lopes salientou ainda que estão sendo implementadas medidas, junto do Programa Emprego e Empregabilidade, para promover o estabelecimento e desenvolvimento de serviços de orientação e reabilitação profissional.

A formação teve início a 11 de março de 2019, com uma duração de 5 semanas, para um total de 8 formandos, visou dotar os formandos de competências básicas para preparar e apresentar produtos de panificação.

De se realçar que, para a realização desta ação de formação, foi efetuado um contacto com parceiros privados da área da panificação para criar as condições necessárias para incluir os formandos não ouvintes em equipas de trabalho e promover o emprego digno a portadores de deficiência em Cabo Verde.