Navegação de acessibilidade

Programa do Desenvolvimento do Empreendedorismo “tem sido uma importante alavanca na vida dos jovens” – Vice Primeiro-Ministro Olavo Correia - Asset Display Page

Programa do Desenvolvimento do Empreendedorismo “tem sido uma importante alavanca na vida dos jovens” – Vice Primeiro-Ministro Olavo Correia

Informações,Economia Publicado em: 24-10-2023 12:19

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia, disse que o Programa do Desenvolvimento do Empreendedorismo- PDE II, um programa do Governo e executado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), “tem sido uma importante alavanca na vida dos jovens” empreendedores cabo-verdianos.

O Governante fez esta declaração durante o seu discurso na cerimónia de entrega de kits de auto autoemprego para jovens e mulheres empreendedores do concelho da Praia, no âmbito da segunda edição PDE.

No total foram entregues 22 Kits em diversas áreas de negócio: comércio, carpintaria, estética, pastelaria, restauração, lavagem auto, entre outras áreas. Um investimento de mais de três mil e quinhentos contos cabo-verdianos.

PDE II tem sido um programa com grande impacto na criação de empregos e de autoempregos em Cabo Verde. Atualmente, conforme dados avançados pelo Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, têm sido entregues uma média de 270 kits por ano, mas a meta, continuo, é de alcançar uma média de 3000 kits por ano. “É um desafio significativo, no qual teremos que encontrar as melhores formas de mobilizar recursos, garantir educação e formação para que os jovens possam aproveitar bem essas oportunidades”, conforme Olavo Correia.

Neste sentido, garantiu, o Governo, através do Ecossistema de Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego, vai trabalhar para modernizar e expandir o programa PDE, de forma que mais jovens em todas as ilhas possam ser beneficiados.

“O nosso objetivo é reduzir o desemprego, especialmente o desemprego jovem, e também contribuir para a eliminação da pobreza. Estou convencido, com base nos dados que temos, de que o grau de empregabilidade gerado por este programa é extremamente elevado”, finalizou o Ministro.