Navegação de acessibilidade

Protocolo de gestão do Fundo Económico e Social da Boa Vista e Maio - Asset Display Page

Protocolo de gestão do Fundo Económico e Social da Boa Vista e Maio

Informações,Economia Publicado em: 04-12-2019 12:02

O Governo de Cabo Verde, através da SDTIBM – Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio, celebrou com a instituição de microfinanças, ASDIS – Cooperativa de Crédito Coop, um protocolo de gestão do Fundo Económico e Social da Boa Vista e Maio (FESBEM), no valor de 9.500.000,00 (nove milhões e quinhentos mil escudos).

O FESBEM, enquanto instrumento financeiro, destina-se às iniciativas dos cidadãos residentes nas ilhas da Boa Vista e Maio, fomentando a operacionalização do microcrédito com vista a criação, expansão e modernização de pequenos negócios e/ou pequenas empresas locais nos mais diversos setores da atividade económica, designadamente na cadeia de valores do turismo.

No que concerne às condições de financiamento aos beneficiários, o montante mínimo a ser atribuído é de 100.000,00 (cem mil escudos) e o máximo 2.000.000,00 (dois milhões de escudos), à taxa máxima de 9%, sendo que 50% do crédito concedido será garantido pelo SDTIBM.

De reforçar que, este Fundo destina-se apenas a Projetos de investimento a realizar nas duas ilhas, em que os promotores não sejam instituições públicas, Empresas Públicas ou Sociedades nas quais o Estado ou outra Entidade Pública detenha parte do capital social. Os beneficiários devem ser cidadãos cabo-verdianos residentes nas ilhas da Boa Vista ou Maio e, no caso de sociedades comerciais ou associações, estas devem estar formalmente constituídas, operando nos termos das leis cabo-verdianas e estar localizadas, igualmente, nas duas ilhas.

Para se candidatar ao financiamento, os interessados deverão submeter o seu processo diretamente à SDTIBM, ou através da agência da ASDIS, inaugurada recentemente, na ilha da Boa Vista, e através de agentes de créditos dessa instituição de microcrédito no Maio.

Este protocolo foi assinado no último dia 21 de novembro, entre as partes e a sua apresentação pública aconteceu na última semana, dia 29, no âmbito do seminário “Oportunidades de Negócio e Financiamento”, promovido pelo IEFP na Boa Vista.

O Governo pretende alargar este tipo de iniciativa a outros municípios, visando reforçar a capacidade de resiliência dos micro e pequenos empresários nas demais ilhas, através do acesso ao microcrédito.