Navegação de acessibilidade

Conselho de Concertação Social avalia positivamente situação socioeconómico do país - Asset Display Page

Conselho de Concertação Social avalia positivamente situação socioeconómico do país

Informações,Governo Publicado em: 15-05-2019 15:00

O Conselho de Concertação Social esteve reunido ontem, na cidade da Praia, tendo no centro da agenda a avaliação da situação económica do país, tendo os parceiros sociais concluído que o país avançou positivamente, nos últimos anos, não obstante os desafios ainda que se lhe apresentam.

No entanto, de se referir que, no início da Legislatura, foi assinado um acordo de Concertação Estratégica, entre os parceiros sociais, sob um conjunto de desafios, nomeadamente: Sobre-endividamento público; Alto nível do défice público; Baixo nível de crescimento económico; Elevada burocracia na administração; Um ambiente de negócios pouco competitivo; Alta taxa de desemprego.

“O compromisso foi de melhoria do ambiente de negócios, dando maior condições para as empresas, assim como alterar o quadro de indicadores económicos e sociais, de forma a melhorar as condições de vida das famílias e dos trabalhadores”, recordou o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças.

Hoje, os indicadores macroeconómicos mostram claramente uma evolução positiva da economia cabo-verdiana (nos últimos três anos), com aumento de rendimento das famílias, aumento de crescimento económico e melhoria substancial nas finanças públicas, com redução do défice e da dívida pública, apesar do Governo ter investido fortemente na melhoria das condições dos trabalhadores da Administração Pública, com aumento significativo na massa salarial.

“A imagem hoje é de uma melhoria significativa da confiança das famílias e empresas na dinâmica da economia”, sublinhou Olavo Correia.

Ainda na ordem do dia deste encontro do CCS esteve a apresentação e análise do estudo de viabilidade sobre o estabelecimento de um Sistema de Previdência Social para o pessoal marítimo. “Este estudo vem na sequência de uma deliberação do Conselho. As conclusões do estudo identificaram três modelos. O que ficou consensualizado na reunião é que, depois o Conselho Diretivo do INPS irá estudar os três modelos, optar por um e, na sequência, mandar fazer um estudo atuarial sobre o impacto financeiro desse modelo para apresentar ao Governo para decisão final”, avançou a Secretária do Estado para Moderanização Administrativa, Edna Oliveira. Durante o encontro de ontem foi partilhado informação sobre o Seguro por Acidente de Trabalho e por ultimo, esteve em análise o funcionamento da secretaria do Conselho de Concertação Social.  Sobre este ultimo ponto, os parceiros sociais acordaram ainda que será identificado um espaço para o funcionamento do Conselho de Concertação Social, com um secretariado fixo para fazer todo o trabalho de acompanhamento das reuniões, elaboração das atas e outros documentos.