Navegação de acessibilidade

Ribeira Grande de Santiago acolhe a 4ª Edição da Conferência: "Caminhos para o Sucesso: Formação Profissional, Qualificação e Empreendedorismo" - Asset Display Page

Ribeira Grande de Santiago acolhe a 4ª Edição da Conferência: "Caminhos para o Sucesso: Formação Profissional, Qualificação e Empreendedorismo"

Informações,Investimento Publicado em: 18-09-2024 18:12

O Governo deseja facilitar o acesso ao financiamento para os jovens empreendedores, afirmou o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, Olavo Correia.

Essa declaração foi feita pelo Governante quando se dirigia para os jovens e mulheres, à margem da 4ª Edição da Conferência: "Caminhos para o Sucesso: Formação Profissional, Qualificação e Empreendedorismo", que decorreu nesta terça-feira, 17 de setembro, em Ribeira Grande de Santiago, na Escola Secundária de Salineiro.

O Vice-Primeiro Ministro, sublinhou que, primeiro, é necessário que os jovens invistam na formação. Em segundo lugar, destacou a importância da formalização, com a empresa registada. Por último, enfatizou que os empreendedores devem contar com o apoio da Pró Empresa para receber assistência técnica e abordar seus negócios da melhor forma antes de receber financiamento.

O ecossistema de qualificação e financiamento do empreendedorismo jovem, representado pela Pró Empresa, IEFP, CERMI, Escola de Hotelaria e Turismo, entre outros, apresentou aos jovens e mulheres de Ribeira Grande de Santiago, as oportunidades disponíveis em todos os concelhos do país, no domínio da formação, criação de micro e pequenas empresas e acesso a financiamento.

Os jovens empreendedores com ideias de negócios foram convidados a procurar a Pró Empresa para receber suporte técnico, formatar e alavancar suas ideias até a implementação dos seus negócios. Eles foram esclarecidos que recebem orientação para obter um empréstimo sem precisar de fiador, com uma taxa de juro de 5,5% na maioria dos programas da Pró Empresa.

Foi destacado que alguns programas oferecem garantia de 100% e outros até 80%, mas com os novos programas, o promotor é responsável pela garantia do seu financiamento. Os equipamentos adquiridos com o empréstimo servirão como garantia.

A formação profissional é considerada um pilar fundamental pelo ecossistema para que os jovens e mulheres possam inserir-se no mercado de trabalho, obter estabilidade socioeconômica e criar autoemprego e microprojetos por meio do empreendedorismo.

Vários jovens presentes deram os seus testemunhos, destacando a importância das formações que realizaram no Centro de Emprego e Formação Profissional de Ribeira Grande de Santiago e como essa escolha transformou suas vidas, permitindo-lhes entrar no mercado de trabalho, montar uma empresa e viver com mais dignidade.