Navegação de acessibilidade

Secretário de Estado da Economia Digital destaca esforços de Cabo Verde em Tecnologia e Inovação Digital para fortalecimento da economia. - Asset Display Page

Secretário de Estado da Economia Digital destaca esforços de Cabo Verde em Tecnologia e Inovação Digital para fortalecimento da economia.

Informações,Nota Evento Publicado em: 09-09-2024 18:15

Na IIª Conferência Regional sobre Juventude, Paz e Desenvolvimento, realizada na cidade da Praia, o Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, partilhou os esforços de Cabo Verde nas áreas de tecnologia e inovação digital como parte de uma estratégia para fortalecer a economia do arquipélago.

Durante a sua intervenção no painel “Empreendedorismo, Economia Criativa, TIC e Transformação Económica: um olhar sobre negócios nos PALOP”, Pedro Lopes enfatizou que Cabo Verde tem como objetivo tornar-se um centro tecnológico para a costa ocidental africana e os PALOP. Ele mencionou um investimento de aproximadamente 70 milhões de dólares, que pode chegar a 100 milhões com a inclusão do cabo submarino Ellalink, projetado para reforçar a conectividade do país.

“O Parque Tecnológico de Cabo Verde, por exemplo, será um espaço onde os jovens poderão aprender sobre tecnologia, formar-se nesta área, desenvolver os seus próprios negócios e tornar-se os guerreiros digitais de Cabo Verde e não só. Este é um lançamento para o futuro”, afirmou Pedro Lopes.

Cabo Verde está a investir na sua juventude não apenas através de infraestruturas tecnológicas, mas também com a criação da Cabo Verde Digital. O Secretário de Estado destacou programas como o GoGlobal, que permite aos cabo-verdianos participar em eventos internacionais, a Bolsa Cabo Verde Digital, um programa de pré-incubação para projetos tecnológicos, e o Re!nventa, que reúne equipas do ecossistema com ideias inovadoras para revolucionar diversos setores no país.

“Queremos estimular a juventude a envolver-se na resolução dos desafios do nosso país, para que os nossos filhos não enfrentem as mesmas dificuldades que nós tivemos”, explicou o Secretário de Estado.

Além disso, Lopes afirmou que estão a trabalhar para reduzir o custo da internet e a criar o programa "Conectar Cabo Verde", que garantirá acesso àqueles que empreendem e desenvolvem negócios digitais, mas que não podem pagar.

No discurso de encerramento, Pedro Lopes apelou aos jovens participantes para que reflitam sobre as suas áreas de atuação, apostem em idiomas e novas ferramentas, e procurem fazer a diferença. “Sejam jovens sem complexos e sem medos; sejam também cem por cento dinâmicos, proativos e dispostos a resolver problemas, pois isso os definirá”, concluiu.