Navegação de acessibilidade

Terceira avaliação do ECF e aprovação do RSF, após a conclusão da reunião do Board do FMI - Asset Display Page

Terceira avaliação do ECF e aprovação do RSF, após a conclusão da reunião do Board do FMI

Informações,Economia Publicado em: 14-12-2023 16:10

Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta segunda-feira, 11 de dezembro, o terceiro desembolso de apoio a Cabo Verde

Igualmente aprovou o acesso do País ao Fundo Fiduciário para Facilidade de Resiliência e sustentabilidade (RSF- sigla inglesa), no valor de 32 milhões de dólares americanos.

De frisar ainda que esta aprovação do FMI qualifica Cabo Verde para outros Fundos Climáticos, o que é de extrema relevância para a agenda e a estratégia de Cabo Verde para os próximos tempos.

O anuncio foi feito em conferência de imprensa conjunta entre o Governo (representado pelo Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, e pelo Sr. Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota) e pelo representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Cabo Verde, o Sr. Rodrigo Garcia Verdu.

Trata-se de um importante fundo que vai permitir a Cabo Verde reforça o investimento na sua agenda da ação climática, da transição energética e da criação de condições para que o país possa atingir a neutralidade carbónica no horizonte 2050. Desta agenda compõe ainda as metas de alcançar a penetração das renováveis em 50% até 2030, acima dos 80% no hiato 2040, uma economia circular, o acesso à energia e à água para todos os cabo-verdianos, mas também ao saneamento.

De sublinhar igualmente que para além da aprovação do acesso ao RSF, o FMI aprovou também o terceiro desembolso de apoio ao nosso país no Quadro do Acordo da Facilidade do Crédito Alargada (assinado em junho de 2022) em 6 milhões de dólares americanos. Perfazendo um total disponibilizado de 28 milhões do envelope de 60 milhões de dólares acordados.

Encontre aqui a comunicação do Board do FMI sobre este assunto: https://www.imf.org/en/News/Articles/2023/12/12/pr23436-cabo-verde-third-review-ecf-and-rsf