Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro agradece empenho de privados no aumento do emprego em Cabo Verde - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro agradece empenho de privados no aumento do emprego em Cabo Verde

Informações,Governo Publicado em: 28-02-2020 13:00

O emprego em Cabo Verde cresceu 5,8% no primeiro semestre de 2019 (dados do Instituto Nacional de Estatística – INE) o que na prática corresponde a um aumento de 11.300 empregos em comparação ao primeiro semestre de 2018.

“É revelador e um forte indicador em como as políticas e incentivos que o Governo tem desenvolvido estão a dar frutos e estão a contar com uma boa receção e empenho dos privados” defende o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, ao agradecer, em nome do Governo da República, “igualmente a todos os demais atores que interferem direta e/ou indiretamente neste processo de criação de mais oportunidades aos jovens do nosso país”.

“O crescimento da economia é um dos objetivos primeiros de qualquer país, mormente nos tempos de concorrência global em que vivemos. Quando esse crescimento é acompanhado de um aumento de emprego, sobretudo, emprego jovem, esses dados positivos tornam-se ainda mais compensadores” disse o número dois deste Governo, em reação aos dados do INE.

Olavo Correia garante estar certo que a junção destes vários intervenientes em prol do crescimento da economia e sobretudo do crescimento do emprego vai dar bons frutos ao país a curto-medio prazos.

Segundo o INE, a economia do país está a crescer, acima da média regional, da OCDE, e ao nível mundial, e a conjuntura económica é bastante favorável. Enfatiza ainda que o emprego está a aumentar, consequentemente, a taxa do desemprego, mormente nos jovens, está a reduzir, tendo atingido 10,7% em 2019, diminuindo 1,5 p.p. em relação ao ano de 2018 (12,2%).

Esta instituição afiança ainda que existe mais confiança interna e externa (The economist – intelligence unit) e avanços em várias áreas desenvolvimento económico-social do País. Realça-se que Cabo Verde tem a 2ª melhor Qualidade de vida Africana - Social Progress Index – SPI; é o 3º melhor País África ao nível de Desenvolvimento Sustentado Global – SDG índex; é o 3ª País mais Transparente ao nível de Africa, segundo Corruption perceptions índex; é o 4º País com melhor Boa Governação ao nível Africano, Moibrahim índex.

Este cenário é animador e, para o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, é um importante incentivo para a aceleração da dinâmica das reformas económicas para que se possa alargar os ganhos e para que os cabo-verdianos possam aproveitar e beneficiarem das dinâmicas e das oportunidades já criadas no mercado de trabalho. Garante na mesma linha “para este ano, os resultados serão ainda melhores, tendo em consideração as medidas tomadas no âmbito do Orçamento do Estado 2020”.

Confira a publicação do INE sobre Indicadores do Mercado de Trabalho neste link:

https://mf.gov.cv/documents/20126/0/INDICADORES+DO+MERCADO+DE+TRABALHO+2019+%E2%80%93+1o+Semestre.pdf/e756ef68-f3d3-8563-5ef7-5562b64486e2?version=1.0&t=1582810061680&fbclid=IwAR22jhIzp2kIzwZU77aKDvXN-ZOqOp2pMgz015kk-9Bqv7QPUuqteabeSlo