Vice-primeiro Ministro e Ministro das Finanças recebe visita dos membros da Organização das Instituições Superiores de Controlo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OISC-CPLP) - Asset Display Page
Informações,Cooperação Publicado em: 05-12-2024 13:04
O Vice-primeiro Ministro e Ministro das finanças considera que para acelerar a dinâmica de crescimento no mundo é necessário dar oportunidades para que todos os géneros participem com igualdade de direito no processo de desenvolvimento.
Olavo Correia fez essa afirmação ao receber nesta terça-feira, 03 de dezembro uma visita de cortesia dos membros da Organização das Instituições Superiores de Controlo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (OISC-CPLP), que participam no Seminário Internacional de Lançamento da Auditoria Coordenada sobre a VBG nos PALOP e Timor-Leste, que decorre na cidade da Praia.
O Governante destacou a importância deste tema e afirmou que o mundo só será mais justo e equilibrado se todos os géneros tiverem oportunidades iguais.
“Temos realizado um trabalho significativo, como a aprovação da lei da paridade e a classificação da violência baseada no género como crime público em Cabo Verde. Estamos a esforçar-nos para aumentar a participação política das mulheres, garantindo que 40% dos membros em órgãos colegiais eletivos sejam mulheres”, afirmou o Ministro.
Além disso, o também Ministro do Fomento Empresarial, indicou que estão a promover políticas para o empoderamento das mulheres, como o acesso ao pré-escolar, que liberta tempo para que possam cuidar de si mesmas e das suas famílias, e garantir acesso ao ensino de qualidade. De mais referiu que têm também trabalhado para apoiar mulheres empreendedoras, oferecendo formação, formalização e acesso a financiamento sem as burocracias que derivam do negócio bancário.
“Em Cabo Verde, estamos a trabalhar para garantir que, nos próximos dois anos, 100% da população tenha acesso a água potável e energia elétrica, com um foco especial nas mulheres, que muitas vezes são as responsáveis por buscar esses bens essenciais”, considerou.
O Vice-primeiro Ministro afirmou ainda que estão a modernizar a gestão pública, com um sistema integrado de gestão orçamental e financeira, e a implementar um portal de transparência para que todos possam acompanhar as atividades do Estado.
Por último, relativamente ao Tribunal de Contas, Olavo Correia disse que estão a fortalecer este órgão, garantindo melhores condições para o seu funcionamento e promovendo instituições fortes e independentes.