Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro nas Reuniões Anuais do BAD em Acra - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro nas Reuniões Anuais do BAD em Acra

Informações,Economia Publicado em: 20-05-2022 18:40

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Dr. Olavo Correia, vai participar da 57ª Reunião Anual do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) que terá lugar na capital do Gana, Acra, de 23 a 27 de maio de 2022.

Durante o certame, o Vice Pirmeiro-Ministro participará nas reuniões estatutárias do Grupo, a saber, Conselho dos Governadores, Comité Diretor Misto, e outros eventos temáticos e de conhecimento onde serão discutidos temas transversais ao tema escolhido para este ano.

A edição deste ano, que terá um formato híbrido e que marca o regresso às sessões presenciais pós pandemia da Covid-19, terá como tema central “Alcançar a Resiliência Climática e uma Transição Energética Justa para África”. Assim, de acordo com a organização do certame, os líderes africanos discutirão a natureza do apoio de que precisam dos parceiros globais de desenvolvimento, bem como o custo estimado de construir resiliência e uma transição energética justa para suas economias.

De referir que, o tema deste ano alinha-se com os preparativos para a cimeira global das Nações Unidas sobre o clima (COP27), programada para Sharm El Sheikh, no Egito, em novembro de 2022. Devendo destacar a necessidade de África em aumentar o investimento e outras formas de financiamento para acelerar os esforços de adaptação ao clima.

Em Acra, entre outras importantes atividades, o Vice Primeiro-Ministro deverá participar também na 48ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Fundo Africano para o Desenvolvimento (FAD), o braço concessional do Grupo Banco.

Os governadores, que representam os 54 países africanos e 27 países membros não regionais da instituição, manterão um diálogo de alto nível com o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi A. Adesina, e a sua equipa de gestão.

As Reuniões Anuais são o evento estatutário anual mais importante, no qual o Conselho de Governadores do Banco e do Fundo Africano de Desenvolvimento analisam as atividades do Grupo durante o ano anterior. O evento de 2022 constituirá também uma oportunidade para fazer um balanço da resposta do continente à pandemia de Covid-19, e debater como aumentar a vacinação contra a pandemia, os impactos da guerra na economia do Continente e a crescente ameaça colocada pelas alterações climáticas.

O Vice Primeiro-Ministro cabo-verdiano far-se-á acompanhar, nesta deslocação, por uma delegação que integra, a Secretária do Estado do Fomento Empresarial e Administradora Suplente do BAD, Dra. Adalgisa Vaz, o Governador do Banco de Cabo Verde, Dr. Óscar Santos, o Diretor Nacional do Planeamento (DNP), Dr. Gilson Pina, o Coordenador da Unidade de Gestão dos Projetos Especiais (UGPE), Dr. Nuno Gomes, e uma Técnica Especialista do Serviço de Mobilização de Recursos da DNP, Dra. Albertina Costa.