Navegação de acessibilidade

Vice Primeiro-Ministro preside abertura oficial das Mulheres empreendedoras de Cabo Verde - Asset Display Page

Vice Primeiro-Ministro preside abertura oficial das Mulheres empreendedoras de Cabo Verde

Informações,Economia Publicado em: 21-11-2023 10:36

A Cimeira das Mulheres Empreendedoras de Cabo Verde é um encontro que visou incentivar e inspirar mais mulheres para criarem soluções inovadoras e empreender, aconteceu no último dia 14 de novembro, na cidade da Praia.

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, que presidiu o ato de abertura do encontro, enalteceu a iniciativa realizada a cabo pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), em parceria com a Pró Empresa e a Associação de Mulheres Empresárias de Cabo Verde e Diáspora (AMES), e que conta com o alto patrocínio do Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Embaixada no país.

Durante o seu discurso, Olavo Correia considerou que esta iniciativa reforça a questão da igualdade de género em Cabo Verde.

“A igualdade de género é um tema crítico para o futuro do mundo, para o futuro de África, mas também de Cabo Verde”, salientou, defendendo que não é possível pensar no desenvolvimento inclusivo, nem na aceleração da dinâmica de crescimento da economia cabo-verdiana, se uma parte importante da população ficar de fora daquilo que é a ambição do País em matéria de integração dos atores no processo de desenvolvimento.  “Seria um desperdício económico, social, político, mas sobretudo seria um elemento que, no fundo, toca de forma negativa a dignidade da pessoa humana”, disse o Ministro.

Ainda, referiu que Cabo Verde tem conseguido ganhos extraordinários nesta matéria. “O País está orgulhoso do percurso feito. Quando olhamos o ranking da igualdade do género, de entre 146 países, Cabo Verde está na posição 45. Isto é graças a um trabalho Hércules, empenhado, persistente de muitas mulheres cabo-verdianas”.

Por outro lado, defendeu que deve ser montando um ecossistema que seja cada vez mais favorável à igualdade de género. “Um ecossistema capaz de garantir que mulheres empreendedoras e jovens empreendedoras, que têm talento, possam empreende, gerir rendimento, para fazer com que a economia do país cresça”, finalizou.