Navegação de acessibilidade

Visita Presidente do BIDC - Asset Display Page

Visita Presidente do BIDC

Informações,Parceria Publicado em: 10-05-2022 11:13

O Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, acompanhou na tarde desta segunda-feira, 09, o Presidente do Banco de Investimento e Desenvolvimento da CEDEAO – (BIDC) George Agyekum Donkor, a uma visita ao Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias – seguido de uma deslocação ao Centro de Monitorização para as ilhas de Santiago, Sal e São Vicente.

Foi um importante encontro que serviu para, entre outros, se apresentar a estratégia nacional para o setor energético: os investimentos feitos e futuros nomeadamente nos tocantes à renovação do parque energético, o investimento que está a ser feito nas renováveis e todo o processo de restruturação do setor.

Na reunião foi ainda apresentada a carteira de investimentos para o setor energético para o horizonte 2030, com o instituto de demandar ao BIDC o financiamento de algum dos projetos em carteira. O que mereceu uma atenção positiva da parte do presidente deste banco.

A delegação visitou ainda o Centro de Despacho e Controlo de Operações da Electra (em Palmarejo Grande) de modo a constatar no terreno, os investimentos feitos na modernização do Sistema de Monitorização de Energia para as ilhas de Santiago, Sal e São Vicente.

De frisar que o Presidente BIDC está em Cabo Verde com o objetivo principal de reunir-se com o recém-eleito Presidente do Conselho de Governadores do BIDC, Olavo Correia – Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro das Economia Digital de Cabo Verde.

Cumpre uma importante agenda, com encontros com as mais altas entidades do Estado, visita e encontros com instituições nacionais e visita a algumas obras financiadas pela instituição – sublinhar que o BIDC financiou três projeto de energia em Cabo Verde (Santo Antão, Boa Vista e Fogo).