Breadcrumb

Publicador de Conteúdo

null “𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐪𝐮𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐩𝐚í𝐬 𝐚𝐫𝐪𝐮𝐢𝐩𝐞𝐥á𝐠𝐢𝐜𝐨 𝐞 𝐝𝐢𝐚𝐬𝐩ó𝐫𝐢𝐜𝐨, 𝐭𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐨𝐥𝐨𝐜𝐚𝐫 𝐚 𝐚𝐠𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞, 𝐝𝐚 𝐮𝐧𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚çã𝐨 𝐝𝐨 𝐦𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐞 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐥𝐢𝐠𝐚çã𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐝𝐨, 𝐧𝐨 𝐜𝐞𝐧𝐭r𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐚𝐭𝐞𝐧çã𝐨” – Olavo Correia
Noticia na Integra

“𝐂𝐚𝐛𝐨 𝐕𝐞𝐫𝐝𝐞 𝐞𝐧𝐪𝐮𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐩𝐚í𝐬 𝐚𝐫𝐪𝐮𝐢𝐩𝐞𝐥á𝐠𝐢𝐜𝐨 𝐞 𝐝𝐢𝐚𝐬𝐩ó𝐫𝐢𝐜𝐨, 𝐭𝐞𝐦 𝐪𝐮𝐞 𝐜𝐨𝐥𝐨𝐜𝐚𝐫 𝐚 𝐚𝐠𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞, 𝐝𝐚 𝐮𝐧𝐢𝐟𝐢𝐜𝐚çã𝐨 𝐝𝐨 𝐦𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐞 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐥𝐢𝐠𝐚çã𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐝𝐨, 𝐧𝐨 𝐜𝐞𝐧𝐭r𝐨 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐚𝐭𝐞𝐧çã𝐨” – Olavo Correia

“É de lembrar que o setor dos transportes marítimos inter-ilhas conheceu grandes deficiências no passado. Isso levou que o mercado estivesse a funcionar de forma obsoleta, fragmentada, com uma frota envelhecida, com sérias dificuldades de manutenção e, entre vários outros, sem um sistema logístico integrado. O país padecia de um sistema de transportes regular. Perante este contexto, o Governo tomou um conjunto de medidas importantes que levaram à melhoria considerável, na qualidade dos serviços prestados nos transportes inter-ilhas” defendeu o Vice Primeiro-Ministro, no âmbito da sua participação no debate parlamentar sobre os transportes em Cabo Verde.

“De frisar que o debate sobre os transportes inter-ilhas não pode ser transformado numa questão sobre as avarias. Elas aconteceram, acontecem e continuarão a acontecer. Felizmente os navios já foram maioritariamente reparados. Já só há um em reparação. O mais importante é que o sistema já foi retomado” enfatizou Olavo Correia.

𝐆𝐚𝐧𝐡𝐨𝐬:

“Este Executivo criou e implementou a Taxa de Segurança Marítima; criamos e colocamos em funcionamento, o Fundo Autónomo de Segurança e Transportes Marítimos Inter-ilhas; reviu-se a legislação do setor, com destaque para o Código Marítimo de Cabo Verde e ainda, criou-se as condições para unificar os operadores de cabotagem, através de um Contrato de Concessão dos Serviços Públicos de Transportes Marítimo Inter-ilhas” disse.

𝐑𝐞𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚𝐝𝐨𝐬:

“Estes investimento deram resultados importantes: aumento substancial do volume de passageiros - um acréscimo de quase 47% (de 2020 para 2021); melhoria ao nível da regularidade e da previsibilidade das ligações inter-ilhas; melhoria sensível na prestação dos serviços aos cidadãos; prontidão no atendimento às necessidades do serviço público; a relação e as articulações entre as entidades púbicas melhoraram significativamente e conseguiu-se manter um serviço de logística, sobretudo e particularmente na cidade da Praia” sublinhou.

𝐃𝐞𝐬𝐚𝐟𝐢𝐨𝐬:

“O Governo tem, entretanto, noção exata em como há desafios a vencer, nomeadamente quanto à otimização da frota; melhoria das condições ao nível da regularidade; melhor adaptabilidade dos navios, quer quer quanto à operação, quer quanto ao volume de passageiros de determinadas ilhas.
O Governo está a trabalhar com a concessionária, de modo a melhorar ainda mais os serviços, por forma a elevar a qualidade ao nível do desejado pelos cabo-verdianos” realçou Olavo Correia, em jeito de conclusão.

Download Anexar documento

Notícias Facebook Feed