Publicador de Conteúdo

null Aprovado, na globalidade, o Orçamento do Estado para o ano económico de 2022, com 41 votos a favor (MpD e UCID) e 26 abstenções (PAICV)
Noticia na Integra

Aprovado, na globalidade, o Orçamento do Estado para o ano económico de 2022, com 41 votos a favor (MpD e UCID) e 26 abstenções (PAICV)

“Este Orçamento, mesmo com as grandes restrições que o país e mundo enfrentam, dá repostas várias para o combate à Pandemia da Covid-19, aloca recursos importantes para a inclusão social e está com os olhos postos na recuperação e na retoma da atividade económica” disse o Vice Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, no âmbito do debate parlamentar.

“Este Orçamento vai ajudar o país e a todos os cabo-verdianos a fazerem esta travessia com menor sofrimento, mas sobretudo, com uma enorme confiança em relação ao futuro - que é o mais importante. Com confiança, nós conseguiremos desbravar os caminhos, e acelerar a dinâmica de desenvolvimento do nosso país” defendeu.

“Este é um Orçamento histórico para Cabo Verde. Um Orçamento que faz a ponte entre a crise e a retoma. Estamos todos confiantes. A melhor vacina para os desafios económicos e sociais de Cabo Verde, neste contexto, é a retoma económica.
Nós temos recursos limitados” argumentou o titular da Pasta das Finanças de Cabo Verde.

“Não podemos continuar a endividar-nos ilimitadamente, seja no plano interno, seja no plano externo – a dívida pública hoje, é um imposto amanhã, e tem de ser paga.
Por isso, a nossa esperança é na retoma da atividade económica, é fazermos aquilo que temos que fazer hoje, com determinação, com coragem, com sentido de oportunidade para que o país possa aumentar o seu potencial de crescimento”.

O Orçamento do Estado de 2022 é de cerca de 73 mil milhões de escudos cabo-verdianos, o que representa uma diminuição de cerca de 2% face ao orçamento de 2021 - um valor à altura dos desafios atuais de Cabo Verde, nomeadamente em termos de recuperação económica, de inclusão social e designadamente de transferências sociais, mas também de execução de um conjunto de projetos fundamentais para a diversificação da economia cabo-verdiana, ou seja de investimentos na transição para a economia azul, no desenvolvimento da economia verde, da economia digital e na economia do conhecimento.

“O Orçamento de Estado para 2022 visa servir as pessoas, responder prioritariamente aos mais desfavorecidos e reforçar a inclusão social, ou seja, um orçamento com uma vertente social fortíssima”.

Download Anexar documento

Notícias Facebook Feed