Transformação digital na política da transparência financeira e do controlo
do risco fiscal

Lançamento SOE Manager

Integração automática de dados contabilísticos e operacionais das empresas pertencentes ao SPE, num processo de recolha de dados de diferentes fontes, que permite o acesso aos mesmos de forma unificada e consistente. Como resultado, a UASE, as empresas e os stakeholders têm acesso a informações de forma precisa, atempada e previsível para a tomada de decisão.

Inovação na forma como a UASE acompanha e avalia o SPE, bem como disponibiliza aos stakeholders informações individuais e agregadas das mesmas, promovendo a transparência e accountability

Promoção de uma cultura de gestão orientada para dados, de forma eficiente e em tempo real, cujos benefícios serão verificados, nomeadamente, no acompanhamento da execução orçamental, cujo objetivo será o alcance da performance financeira e operacional esperada e mitigação de potenciais desvios.

Identificação, gestão e mitigação de potenciais desvios e riscos por parte das empresas, que poderão comprometer a evolução financeira do SPE e afigurar em risco orçamental para o Estado de Cabo Verde.

Implementação de um Plano de Contas padronizado que permite a agregação e a análise de dados financeiros do Setor Público Empresarial de forma consistente. 

Business Intelligence & Data Analytics

Carteira do Setor Público Empresarial de Cabo Verde

.

43

Empresas públicas e participadas do Estado

16

Concessionárias do serviço público

7

Entidades reguladores independentes

Testemunhos

Com o SOE MANAGER o Governo de Cabo Verde dá um passo importante no domínio da transparência. As empresas do Setor Empresarial do Estado (SEE) intervêm em áreas estratégicas como financeira, portuária, aeroportuária, da indústria farmacêutica, das telecomunicações e da energia, essenciais para a realização da nossa ambição plasmada no PEDS II, contribuindo assim para impulsionar o crescimento económico, a diversificação da economia e a aceleração do desenvolvimento sustentável. A boa gestão das empresas do SEE, o acompanhamento dos instrumentos de gestão, no domínio financeiro e patrimonial, das entidades reguladores independentes e das concessionárias de serviço público, constituem prioridades de primeira linha do Governo de Cabo Verde. SOE MANAGER representa um marco relevante na boa governança das Empresas Públicas, Participadas e Concessionárias do Estado e das Entidades Reguladoras Independentes, colocando o digital ao serviço da monitorização e avaliação, da boa gestão dos riscos operacional, social, ambiental e fiscal, da transparência financeira, promovendo, desta forma, o interesse público.

Alcindo Mota
Secretário de Estado das Finanças, Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial 

As reformas para a transformação digital exigem audácia, persistência, literacia e alta capacidade de liderança de projetos. As primeiras iniciativas datam de 2012, sendo que, em 2017 desenvolveu-se a primeira solução. Em 2021, definiu-se um novo conceito para a Plataforma Digital de Monitorização e Avaliação das Entidades do Setor Público Empresarial do Estado, desenvolvido, com sucesso, que resulta no SOE MANAGER. Hoje, com orgulho e satisfação pelo feito, somos de opinião que o SOE Manager representa um passo inovador na forma como a UASE monitoriza e avalia o sector empresarial, bem como disponibiliza aos stakeholders informações individuais e agregadas para efeitos de accountability. É também um instrumento inovador para a promoção de uma cultura de corporate governance orientada para dados, contribuindo para o reforço da eficiência e eficácia, bem como do reporte em tempo real, com impactos no desenvolvimento económico e na melhoria da posição de Cabo Verde no Índice de Transparência. O SOE MANAGER é um acelerador da transparência e da boa governança do Sector Público Empresarial em Cabo Verde.

Sandeney Fernandes
Coordenador da UASE, Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial

A entrega da plataforma SOE Manager, enquanto instrumento de Monitorização e Avaliação das Entidades do Setor Público Empresarial do Estado, torna-se num marco importante para a transformação digital do país, sendo que é tida como um dos capítulos fundamentais do livro das reformas pretendidas para as finanças públicas. Esta apresentação traduz-se na materialização de uma visão estratégica de transformação digital e significa trilhar o caminho dos sonhos para uma realidade ainda mais ambiciosa e audaciosa. Servirá para apoiar fortemente os decisores na tomada de decisões assertivas e atempadas, com um produto tecnológico com marca nacional e com máxima garantia da segurança de informação.

Dedier Lima
Coordenador da UTIC, Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial

Considerando a missão da Unidade de Acompanhamento do Setor Empresarial do Estado
(UASE), que entre outras, é de apoiar o Ministro no exercício da função acionista do Estado e
na intervenção junto das empresas participadas do Estado, bem como de analisar a situação
financeira das empresas públicas, a Plataforma do Setor Empresarial do Estado, ora criada,
com as informações que disponibiliza às entidades públicas, permite acompanhar em tempo
real a atividade financeira do setor empresarial do Estado, o que representa um passo
gigantesco para o reforço da transparência das Finanças Públicas e da accountability,
fornecendo dados atempados para todos os interessados, incluindo para a produção do
Relatório e Parecer sobre a Conta Geral do Estado, pelo Tribunal de Contas.

João da Cruz Silva
Presidente do Tribunal de Contas

O desenvolvimento das TIC imporá uma mudança na maneira de trabalhar dos estaticistas oficiais, com incidências consideráveis no funcionamento do SEN. Com o aumento previsível da resistência dos inquiridos aos inquéritos estatísticos oficiais, são necessários novos métodos de recolha de dados primários, com destaque para o aproveitamento de dados administrativos. A UASE serve de exemplo para o INE e mostra-nos o caminho, pois implementou inovações no tocante à integração/ aproveitamento de dados administrativos das empresas públicas e reguladoras e no controlo de qualidade de dados e informações utilizando as TIC, transformando estes dados em informações úteis para a avaliação e tomada de decisão sustentada a todo o tempo, e à distância de um clique. Parabéns UASE! 

João de Pina Cardoso
Presidente do Conselho Diretivo, INE 

A transformação digital que ocorre atualmente em todo mundo e Cabo Verde não foge a
regra, é irreversível, não temos “plano B”. Cabo Verde está em pleno processo de
transformação digital e de forma segura e objetiva, e por está razão estamos a nível do
continente africano e mundial com excelentes indicadores, o que nos encoraja. Assim, o
desenvolvimento e a implementação com sucesso da Plataforma SOE Manager com recursos Inteligência Artificial (IA) levado a cabo pela, UASE e a Cedig Primavera Consulting em Cabo Verde, reflete uma visão estratégica e vai impulsionar a transformação digital em curso no país. Com a implementação bem-sucedida focada na otimização de processos e fornecimento de insights baseados em análises de dados precisas terá seguramente um enorme impacto na economia do país, uma vez que, representa inovação a transparência na prestação de contas no setor público empresarial do estado.  Por fim, assinalar que o apoio contínuo de grandes parceiros internacionais, aqueles que acreditam e confiam em nós, e no nosso potencial como país, é um marco importante para a transformação digital de Cabo Verde.

João da Luz
Diretor Geral das Telecomunicações e Economia Digital, Ministério da Economia Digital

A excelência do SOE Manager no tratamento e análise de dados é amplamente potencializada pelo uso estratégico do IGRPWeb e PDEX. Estas ferramentas emergem como plataformas robustas de integração e interoperabilidade, essenciais para garantir a receção fiável e eficiente de dados provenientes dos ERPs. O duo IGRPWeb e PDEX é decisivo para consolidar o SOE Manager como referência em inovação tecnológica, assegurando uma gestão de dados mais fluida, integrada e precisa, o que se traduz em decisões estratégicas ágeis e fundamentadas.

Brocy Centeio
Product Manager da NOSi

Congratulations to Cabo Verde and UASE for your vision and leadership to develop the SOE Manager Platform. This is a reason to celebrate and major reform milestone that will also inspire SOE ownership entities in other countries. By capturing SOE performance information more systematically and in real-time, this innovative digital public management tool will further enhance UASE’s role as strategic asset manager of the state portfolio for the benefit of the country. Together with a comprehensive strategic vision, a strong centralized ownership function, and collective commitment of SOEs and the government, it can promote increased SOE transparency, proactive fiscal risk management, and improved financial and service delivery performance. It has been a privilege to partner with Cabo Verde on the development of the SOE Manager under the World Bank SOE Project, and we wish you much success for its implementation and future generations of SOE reforms that can build on it. Muito Obrigado.

Immanuel Frank Steinhilper
Senior Governance Specialist, Banco Mundial 

O Departamento de Finanças Públicas do Fundo Monetário Internacional (FMI) sente-se honrado em ter apoiado o desenvolvimento da Plataforma SOE Manager. Nosso apoio se iniciou com uma assistência técnica em fevereiro de 2021, na qual apresentamos a ferramenta SOE Health Check Tool para análise de risco das empresas públicas, e se manteve de forma continua até o presente momento. A UASE implementou a ferramenta de análise nos seus processos internos de seguimento das empresas públicas e deu um grande passo adiante em direção ao governo digital com o SOE Manager. Sem dúvida uma revolução e um exemplo para o mundo!

Felipe Palmeira Bardella
Economista Sénior, Departamento de Finanças Públicas, Fundo Monetário Internacional

É uma honra partilhar esta parceria entre a UASE e a Cedig Primavera Consulting em Cabo Verde. A implementação bem-sucedida da IA no SOE Manager permitirá a transformação na gestão do setor público empresarial em Cabo Verde. Esta visão empresarial 360º está focada na otimização de processos e na entrega de insights baseados numa análise de dados rápida e precisa, providenciados através de Data Analytics, impulsionando assim a eficiência. Com a IA e o Data Analytics integrados, conseguiremos alcançar esses objetivos, permitindo à UASE tomar decisões informadas e ágeis. Estamos empenhados em explorar ainda mais as capacidades da IA e do Data Analytics, antecipando tendências e promovendo a excelência na gestão pública. Em estreita colaboração, estamos a moldar um futuro de sucesso, construindo uma gestão pública mais eficaz e transparente em Cabo Verde.

Amândio Silva
Digital Solutions Team Lead, Cegid Primavera Consulting

A decisão assertiva da UASE em adotar o SOE-BIDA demonstra uma visão inovadora, com o objetivo claro de se tornar numa data-driven organization. Esta plataforma destaca-se como um exemplo notável de boas práticas em iniciativas direcionadas para dados, assente nos três pilares definidos pela OCDE: Governança Antecipatória, Conceção e Entrega, e Gestão de Desempenho. Ao automatizar toda a cadeia de valor dos dados e ao incorporar modelos e abordagens de Data Analytics & AI, bem como tecnologias associadas, garante-se uma notável eficiência operacional e uma disponibilização de informação atempada e consistente, potenciando decisões mais acertadas e proactivas. Os benefícios estendem-se positivamente à sociedade e ao mundo académico, ao impulsionar a Investigação, Desenvolvimento e Inovação. A implementação desta solução sublinha um compromisso robusto com a excelência, integridade e liderança no atual contexto digital, realçando a importância dos dados na promoção da confiança pública. 

Júlio Delgado
specialista em Data Analytics & AI, CEO da STEM Data Analytics & AI

Envie o seu Feedback

SOE Manager

FAQ's

O SOE Manager é a Plataforma Digital de Monitorização e Avaliação das Entidades do Setor Público Empresarial do Estado, e uma das primeiras aplicações no IGRPWeb (Integrated Government Resource Planning), que utiliza tecnologia avançada de business intelligence e data analytics, que permitirá a monitorização e avaliação da performance do SPE, através da integração automática no processo de recolha, tratamento e análise de dados, bem como de ferramentas analíticas de reporting para apresentação de dados, incluindo dashboards com indicadores financeiros e operacionais, com visão individual e agregada do SPE. Também contribuirá para a melhoria da gestão do SPE e da monitorização e avaliação das boas práticas de governação. 

O SOE Manager tem como principais funcionalidades o registo de empresas, a integração com os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) das empresas, a elaboração automática de demonstrações financeiras, a gestão de Key Performance Indicator (KPIs) financeiros e operacionais, a gestão dos órgãos sociais, gestão de normas e princípios de bom governo, entre outras.  

Utiliza tecnologia avançada de business intelligence e data analytics, e contempla os seguintes subprodutos: SOE-Tabular (State Owned – Enterprises database) que é uma base de dados e o SOE-BIDA(State Owned-Enterprises – Business Intelligence and Data Analytics), que permite a consulta de dados financeiros e operacionais das empresas. 

As reformas para a transformação digital exigem audácia, persistência, literacia e alta capacidade de liderança de projetos. As primeiras iniciativas datam de 2012, sendo que, em 2017 desenvolveu-se a primeira solução. Em 2021 definiu-se um novo conceito para a Plataforma Digital de Monitorização e Avaliação das Entidades do Setor Público Empresarial do Estado, desenvolvido, com sucesso, que resulta no SOE MANAGER.

O SOE MANAGER fomenta a transparência e a prestação de contas pelo SPE, garante a monitorização e mitigação do risco fiscal, o cumprimento das normas e princípios de bom governo societário, a padronização das contas do SPE, a monitorização da execução orçamental e a identificação e mitigação de potenciais desvios. 
Permite ainda a análise económico-financeira e operacional, completa e detalhada a nível individual de cada empresa e agregada do SPE e, assim, apoia na tomada de decisão. 

O público pode aceder aos dados através do SOE-BIDA, um subdomínio do SOE MANAGER, que está alojado no Portal do Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, na página da UASE.